Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6605
Autor(a): Silva, Karla Mayane da
Orientador: Silva Neto, Luiz Sinésio
Título: Educação e saúde para promoção da atividade física e autocuidado de idosos da Universidade da Maturidade
Palavras-chave: Educação em Saúde. Idosos. Promoção de Saúde. Health Education. Elderly. Health Promotion
Data do documento: 28-Ago-2023
Citação: SILVA, Karla Mayane da. Educação e saúde para promoção da atividade física e autocuidado de idosos da Universidade da Maturidade. 2023. 54f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2023.
Resumo: O envelhecimento populacional refere-se à mudança na estrutura etária da população, o que produz um aumento do número de pessoas acima de determinada idade,considerada como definidora do início da velhice, no Brasil pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. O fenômeno do envelhecimento é marcado por alterações em processos neurodegenerativos que causam alterações substanciais das funções sensoriais, auditivas e visuais, além de, diminuírem o controle motor estando. De forma adicional aos efeitos deletérios do tempo no corpo, também presenciamos o estilo de vida como fator determinante para o surgimento dessas doenças. O sedentarismo em todas as fases da vida, mas, especialmente na fase da vida velhice é reconhecido como um problema de saúde pública, devido ao seu efeito negativo a saúde. A educação em saúde é uma prática para a transformação dos modos de vida de indivíduos, promovendo a qualidade de vida e saúde. Nesse sentido, estudos anteriores demonstraram que essaestratégia é eficaz quando utilizadas com idosos para amenizar os impactos causados pelo envelhecimento e melhorar o estilo de vida. O objetivo dessa dissertação é verificar o impacto das oficinas de educação em saúde para a promoção da atividade física e autocuidado dos idosos. Foram incluídos no estudo 18 idosos matriculados na Universidade da Maturidade que, após a aplicação de questionários para identificação e caracterização socioeconômica, foram submetidos ao pré-teste com o formulário de avaliação do autocuidado com a Escala de Avaliação da Capacidade de Autocuidado (ASA-A), a triagem cognitiva foi mensurada através do MEMM: Mini-Mental Astate Examination, para a avaliação do nível de atividade física foi utilizado o questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ-Q), e para mensurar o nível de letramento em saúde foi utilizado o SAHLPA-18 (Short Assessment of Health Literacy). A intervenção educacional foi desenvolvida por meio oficinas de educação em saúde com foco principal na promoção da atividade física e autocuidado. A avaliação pós-teste evidenciou resultado positivo e significativo (P=0,03) para a melhora no engajamento do idoso no autocuidado com a saúde. Concluímos que as oficinas de educação em saúde possibilitaram melhora no autocuidado dos idosos. Sugerimos que outros estudos possam avaliar essa metodologia em maiores populações, com diferentes características e por um período maior. Acreditamos que oficinas de educação em saúde podem ser uma ferramenta de autocuidado na saúde do idoso
Abstract: Population aging refers to the change in the age structure of the population, which produces an increase in the number of people above a certain age, considered as defining the onset of old age, in Brazil people aged 60 years or more. The aging phenomenon is marked by alterations in neurodegenerative processes that cause substantial changes in sensory, auditory, and visual functions, besides decreasing motor control. In addition to the deleterious effects of time on the body, we also witness lifestyle as a determining factor for the onset of these diseases. Sedentary lifestyles at all stages of life, but especially in old age, are recognized as a public health problem because of their negative effect on health. Health education is a practice for the transformation of individuals' lifestyles, promoting quality of life and health. In this sense, previous studies have shown that this strategy is effective when used with the elderly to mitigate the impacts caused by aging and improve lifestyle. The objective of this dissertation is to verify the impact of health education workshops for the promotion of physical activity and self-care in the elderly. Eighteen elderly individuals enrolled in the Universidade da Maturidade were included in the study. After the application of questionnaires for identification and socioeconomic characterization, they were submitted to a pre-test with the self-care evaluation form using the Assessment of Self-Care Capacity Scale (ASA-A); cognitive screening was measured using the MEMM: Mini-Mental Astate Examination, to assess the level of physical activity the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ-Q) was used, and to measure the level of health literacy the SAHLPA-18 (Short Assessment of Health Literacy) was used. The educational intervention was developed through health education workshops with a main focus on physical activity promotion and self-care. The post-test evaluation showed a positive and significant result (P=0.03) for the improvement in the engagement of the elderly in self-care with health. We conclude that the health education workshops enabled an improvement in the self-care of the elderly. We suggest that further studies should evaluate this methodology in larger populations, with different characteristics and for a longer period. We believe that health education workshops can be a tool for self-care in the health of the elderly.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6605
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