Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6589
Authors: SOUSA , Eliezilda Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor: LEITE, João de Deus
Title: Políticas públicas para o ensino superior: estudo sobre o acesso e a permanência de cotistas e não cotistas na Universidade Federal do Tocantins sob a perspectiva do desenvolvimento seniano
Keywords: Cotas;Ensino superior;Acesso;Permanência;Desenvolvimento;Quotas;University education;Access;Permanence;Development
Issue Date: 7-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire)
Citation: SOUSA, Eliezilda Oliveira de. Políticas públicas para o ensino superior: estudo sobre o acesso e a permanência de cotistas e não cotistas na Universidade Federal do Tocantins sob a perspectiva do desenvolvimento seniano. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, realizamos um estudo sobre a política de cotas promovida pela Lei 12.711/2012, em que abordamos alguns aspectos sobre o acesso e a permanência de cotistas atendidos pela reserva de vagas dessa Lei e de não cotistas, que ingressaram na Universidade Federal do Tocantins (UFT), nos Câmpus de Araguaína e de Palmas, entre os anos de 2010 e 2019, numa perspectiva de desenvolvimento a partir do acesso à educação superior. Dessa forma, nosso objetivo geral foi de analisar e problematizar a política pública de cotas, cujos objetivos específicos foram: analisar de que maneira a UFT implantou as cotas, compreender o fluxo de alunos e identificar o acesso e a permanência nos cursos, examinar o comportamento do coeficiente de rendimento nos cursos considerados de maior ou de menor prestígio, entre cotistas e não cotistas, por meio de uma abordagem quantitativa, a partir da análise de dados secundários disponibilizados pela Pró-Reitoria de Graduação, pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e dados disponíveis no site institucional da UFT. Entre os principais resultados encontrados, salientamos que houve uma maior inserção de pardos, de pretos, e de oriundos de escola pública, sobretudo em cursos de maior concorrência como Medicina, Direito, Engenharia e Medicina Veterinária, mas com indícios de uma possível segregação por sexo nesses cursos; na maioria dos cursos, tanto do Câmpus de Araguaína quanto do Câmpus de Palmas, o teste estatístico não evidenciou diferença significativa entre o coeficiente de rendimento de não cotistas e de cotistas; e, em relação à permanência, percebemos que as políticas de assistência estudantil, bem como as monitorias contribuíram positivamente, porém, os índices de evasão de não cotistas e de cotistas ainda carecem de uma maior atenção, de forma mais contundente em relação aos cotistas. Assim, à guisa de conclusão, considerando a perspectiva de desenvolvimento seniano, que norteou nossas análises, entendemos que as cotas promoveram maior acesso das camadas populares aos cursos de graduação na UFT, no entanto, em relação à permanência, mesmo existindo algumas ações voltadas para esse fim e tendo se mostrado efetivas, elas necessitam de uma complementação por meio do desenvolvimento de outras práticas e/ou políticas, tais como acompanhamento pedagógico, qualificação do corpo de servidores (Docentes e Técnico-Administrativos). Entretanto, tendo que são muitos os fatores que influenciam nesse processo, os quais não foram contemplados neste estudo em função da natureza dos dados aqui trabalhados, sugerimos que outros estudos mais pormenorizados, por curso, precisarão ser realizados a fim de chegarmos a um diagnóstico mais preciso no sentido de possibilitar a instituição de medidas mais efetivas no que concerne ao acesso e à permanência, de modo especial daqueles menos favorecidos cujo desenvolvimento como liberdade pode ser alcançado por meio da conclusão de um curso superior em uma Universidade pública, com ensino de qualidade e pautada em cumprir com sua função social de inclusão, como a UFT.
Abstract: In this work, we carried out a study on the quota policy promoted by Law 12.711 / 2012, in which we addressed some aspects about the access and permanence of quota holders served by the reservation of vacancies in this Law and of non-quota students, who entered the Federal University of Tocantins (UFT), at the campus of Araguaína and Palmas, between the years 2010 and 2019, in a development perspective from access to higher education. Thus, our general objective was to analyze and problematize the public policy of quotas, whose specific objectives were: to analyze how UFT implemented quotas, to understand the flow of students and to identify access and permanence in courses, to examine behavior of the performance coefficient in the courses considered to be of greater or lesser prestige, between quota and non-quota students, through a quantitative approach, based on the analysis of secondary data made available by the Dean of Undergraduate Studies, by the Dean of Student Affairs and data available on the UFT institutional website. Among the main results found, we point out that there was a greater insertion of browns, blacks, and those from public schools, especially in courses of greater competition such as Medicine, Law, Engineering and Veterinary Medicine, but with signs of possible segregation by sex in these courses; in most courses, both at the Campus de Araguaína and the Campus de Palmas, the statistical test did not show a significant difference between the income ratio of non-quota holders and quota holders; and, in relation to permanence, we noticed that student assistance policies, as well as monitoring, contributed positively, however, the dropout rates of non-quota students and quota students still need more attention, in a more striking way in relation to quota students. Thus, by way of conclusion, considering the perspective of Senian development, which guided our analyzes, we understand that the quotas promoted greater access of the lower classes to undergraduate courses at UFT, however, in relation to permanence, even though there are some actions aimed at this end and having been shown to be effective, they need to be complemented by the development of other practices and / or policies, such as pedagogical follow-up, qualification of the staff (Teachers and Technical-Administrative). However, considering that there are many factors that influence this process, which were not considered in this study due to the nature of the data worked here, we suggest that other more detailed studies, per course, will need to be carried out in order to arrive at a more accurate diagnosis. precise in order to enable the institution of more effective measures regarding access and permanence, especially those less favored whose development as freedom can be achieved through the completion of a higher education course at a public university, with quality teaching and based on fulfilling its social inclusion function, such as UFT.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6589
Appears in Collections:Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais

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