Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6545
Authors: Carmo, Grabriela Fernanda do
metadata.dc.contributor.advisor: Passos, Vânia Maria de Araújo
Title: Avaliação da aprendizagem no contexto do novo ensino médio: desafios e possibilidades a partir da BNCC
Keywords: Avaliação da Aprendizagem. BNCC. Novo Ensino Médio. Learning Assessment. New High School
Issue Date: 29-Jun-2023
Citation: CARMO, Gabriela Fernanda do. Avaliação da aprendizagem no contexto do novo ensino médio: desafios e possibilidades a partir da BNCC. 2023. 158f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objeto de pesquisa A avaliação da Aprendizagem no Ensino Médio, o qual surgiu por meio da problemática: Como a avaliação da aprendizagem está sendo intencionada com o Novo Ensino Médio?. Desta forma, o trabalho tem como objetivo geral, investigar como as orientações para a avaliação da aprendizagem estão sendo intencionadas em acordo a proposta da BNCC com o Novo Ensino Médio. Por meio da revisão bibliográfica, foi possível identificar as concepções de avaliação defendidas por renomados autores. Já a pesquisa documental, de abordagem qualitativa, possibilitou averiguar as orientações referentes à concepção da avaliação da aprendizagem defendidas pela BNCC neste novo contexto do Ensino Médio e também pela LDBEN, n.9.394/96, bem como conhecer a concepção de avaliação da aprendizagem desenvolvida em uma escola de Ensino Médio de Miracema do Tocantins. Como Produto Final desta pesquisa, foi confeccionado, além do relatório de pesquisa, um Guia de Orientações Pedagógicas, com o intuito de fortalecer as práticas pedagógicas dos professores no que se refere a avaliação formativa, a qual contempla o acompanhamento e monitoramento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. À vista disso, consideramos que ainda há um caminho longo para se trilhar em relação a disseminação e ao fortalecimento da avaliação formativa, haja vista haver um documento orientador para as escolas estaduais que propaga três concepções de avaliação da aprendizagem, sendo elas: diagnóstica, formativa e somativa. Pesquisas, estudos, debates e reflexões são necessários para que se fortaleçam as práticas de avaliação formativa.
Abstract: This work has as research object The evaluation of Learning in High School, which arose through the problematic: How is the evaluation of learning being - intentional with the New High School?. In this way, the work has as its general objective, to investigate how the guidelines for the evaluation of learning are being intended in accordance with the proposal of the BNCC with the New Secondary School. Through the bibliographic review, it was possible to identify the conceptions of evaluation defended by renowned authors. The documentary research, with a qualitative approach, made it possible to verify the guidelines regarding the conception of learning assessment advocated by the BNCC in this new context of High School and also by LDBEN, n.9.394/96, as well as to know the concept of learning assessment developed in a high school in Miracema do Tocantins. As a Final Product of this research, in addition to the research report, a Pedagogical Guidelines Guide was made, with the aim of strengthening the pedagogical practices of teachers with regard to formative evaluation, which includes the follow-up and monitoring of the teaching process -student learning. In view of this, we consider that there is still a long way to go in relation to the dissemination and strengthening of formative assessment, given that there is a guiding document for state schools that propagates three concepts of learning assessment, namely: diagnostic, formative and summative. Research, studies, debates and reflections are needed to strengthen formative assessment practices.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6545
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela Fernanda do Carmo - Dissertação.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.