Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6526
Authors: Souza, Luciano Tavares De
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Roberta do Santos
Title: Disciplina eletiva para o ensino de botânica: Uma proposta contextualizada a partir das Plantas ornamentais tóxicas.
Keywords: Ensino médio. Educação básica. Contextualização. Sequência didática.
Issue Date: 9-Feb-2024
Citation: SOUZA,Luciano Tavares De.Disciplina eletiva para o ensino de botânica: Uma proposta contextualizada a partir das Plantas ornamentais tóxicas.2023.110f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Botânica na educação básica tem se caracterizado como conteudista, enfadonho e desinteressante. Um dos fatores que contribuem para este distanciamento do conteúdo está na dificuldade do estudante em lidar com uma série de termos complexos de difícil compreensão e sem aproximação com seu contexto de vivência. Nesse cenário, o professor é desafiado a utilizar diferentes estratégias de ensino que contribuam para a aprendizagem dos conceitos/conteúdos botânicos para os estudantes. Mediante a isto, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar, no âmbito de uma disciplina eletiva, as potencialidades de diferentes estratégias de ensino para contextualização dos conceitos/conteúdos botânicos. A eletiva intitulada “O Jardim Secreto”, recebeu este nome como forma de gerar curiosidade nos estudantes e por ser um objeto de estudo de fácil acesso para atividades desenvolvidas. Realizada no Centro de Ensino Médio Paulo Freire, os participantes da pesquisa foram vinte estudantes, com idades entre 14 a 18 anos e que estavam regularmente matriculados na instituição de ensino. Para o planejamento das aulas elaborou-se uma sequência didática, de dez aulas, considerando os três momentos pedagógicos conforme proposto por Delizoicov e Angotti (1990). Os dados foram construídos a partir de quatro instrumentos, observação direta, aplicação de questionários investigativos, materiais didáticos produzidos durante a aplicação da sequência didática e a descrição direta. Para tal, questionamos sobre que potencialidade formativas podem ser identificadas a partir de princípios didático-pedagógicos da contextualização dos conceitos/conteúdos botânicos? E através dos dados analisados mostrou-se que tais abordagens foram significativamente positivas para o aprendizado. Tais outras, como por exemplos a prática taxonômica talvez não se revolva apenas com um único sequenciamento. Bem como, algumas abordagens podem ser acrescidas para nossas experiências no sentido de aprimorar o que construímos como perfil docente. Portanto, a disciplina eletiva “O jardim secreto” pode diversificar, aprofundar e enriquecer conteúdos, de forma contextualizada, trabalhados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e que legitimam os resultados que corroboram com a validação dos objetivos previstos, contribuindo para a formação de estudantes mais conscientes, críticos e cidadãos.
Abstract: The teaching of Botany in basic education has been characterized as content-based, boring and uninteresting. One of the factors that contribute to this distance from the content is the student's difficulty in dealing with a series of complex terms that are difficult to understand and without approximation with their context of experience. In this scenario, the teacher is challenged to use different teaching strategies that contribute to the learning of botanical concepts/contents for students. In view of this, this research had as it main objective to analyze, within the scope of an elective course, the potential of different teaching strategies for the contextualization of botanical concepts/contents. The elective entitled “The Secret Garden” received this name as a way to generate curiosity in students and because it is an easily accessible object of study for activities developed. Held at the Centro de Ensino Médio Paulo Freire, the research participants were twenty students, aged between 14 and 18 years old, who were regularly enrolled in the educational institution. For the planning of classes, a didactic sequence of ten classes was elaborated, considering the three pedagogical moments as proposed by Delizoicov and Angotti (1990). Data were constructed from four instruments, direct observation, application of investigative questionnaires, didactic materials produced during the application of the didactic sequence and direct description. To this end, we question what training potential can be identified from didactic-pedagogical principles of contextualization of botanical concepts/contents? And through the analyzed data it was shown that such approaches were significantly positive for learning. Such others, as for example, the taxonomic practice may not revolve only with a single sequencing. As well as, some approaches can be added to our experiences in order to improve what we build as a teaching profile. Therefore, the elective subject “The secret garden” can diversify, deepen and enrich contents, in a contextualized way, worked by the National Common Curricular Base (NCCB), and that legitimize the results that corroborate with the validation of the foreseen objectives, contributing to the formation more aware students, critics and citizens.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6526
Appears in Collections:Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)

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