Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6515
Authors: Andrade, Francisca Veronica Feitosa
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Luiza Helena Oliveira da
Title: Entre contadores de história tradicionais e contemporâneos: memórias, narrativas, aquisição de saberes e performances.
Keywords: Contação de história; Memória; Semiótica discursiva.
Issue Date: 8-Feb-2024
Citation: ANDRADE,Francisca Veronica Feitosa. Entre contadores de história tradicionais e contemporâneos: memórias, narrativas, aquisição de saberes e performances.2023. 300f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo investiga a trajetória de vida de contadores e contadoras de histórias que residem nas cidades de Araguaína (TO), Marabá (PA) e Imperatriz (MA), com vistas a registrar suas histórias de formação como contadores e experiências com narrativas orais. A pesquisa nasceu de estudos sobre a memória no decorrer do “Seminário de Semiótica e Ensino”, de discussões no âmbito do Grupo de Estudos do Sentido (GESTO) e do Coletivas Raimundas, grupo de mulheres professoras, pesquisadoras e escritoras. Além disso, está ligada às experiências docentes e da atuação da pesquisadora como sujeito da prática de contação de histórias. Como metodologia de geração de dados, foi mobilizada a História Oral, levando em conta tanto os pressupostos teóricos que privilegiam atores sociais das classes populares, como o de registro da memória dos sujeitos e da história a partir de relatos orais. De caráter interdisciplinar, do ponto de vista dos fundamentos teóricos relativos à memória, à prática docente e à contação de história, subsidiam a pesquisa estudos advindos da contação de histórias e da memória. Para a análise dos relatos são mobilizadas categorias da semiótica discursiva, pelo viés dessa abordagem teórica, mobilizando sobretudo categorias relativas à sintaxe narrativa, são analisados os relatos dos e das participantes que narraram suas histórias de vida e foram construindo, para o vivido, sentidos na e pela memória. O corpus do trabalho é composto por relatos advindos de oito pessoas entrevistadas, homens e mulheres, maiores de 35 anos, sendo quatro residentes em Araguaína, dois residentes em Imperatriz e dois residentes em Marabá. A geração de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em duas etapas: entrevistas pré-testes e de aprofundamento. O trabalho evidencia a continuidade das práticas ligadas à contação de história, tendo como referência comum para sua formação como contadores (fase da narrativa que corresponde à aquisição da competência demandada pela performance) a experiência com familiares como pais ou avós, não advindo de práticas escolares. Seriam eles, portanto, os destinadores, responsáveis pela doação do saber contar. Com relação a sua performance, estes foram organizados em dois grupos, que denominamos como contadores tradicionais, que reproduzem narrativas da tradição oral e situam seu fazer no espaço mais familiar, e contadores contemporâneos, que incorporam mídias contemporâneas, participam de formação para aprimoramento das técnicas para o ato de contar, usam o ciberespaço como suporte para contar histórias. Esse segundo grupo é constituído em parte por docentes, que empregam a contação de história em sua prática pedagógica como modo de seduzir jovens leitores para uma forma específica de experiência com o literário. O que a pesquisa revela é a forte presença dessa tradição nessa microrregião, ainda que reformatada por estratégias da tecnologia, considerando o encanto que a escuta narrativa exerce sobre os destinatários: espectadores e ouvintes de toda natureza.
Abstract: This study investigates the life trajectory of male and female storytellers who live in the cities of Araguaína (TO), Marabá (PA) and Imperatriz (MA), with a view to recording their training stories as storytellers and experiences with oral narratives. The research was born from studies on memory during the “Seminar on Semiotics and Teaching”, from discussions within the scope of the Grupo de Estudos do Sentido (GESTO) and Coletivas Raimundas, a group of women teachers, researchers and writers. In addition, it is linked to the teaching experiences and the researcher's role as a subject in the practice of storytelling. As a methodology for generating data, Oral History was mobilized, taking into account both the theoretical assumptions that favor social actors from the popular classes, and the recording of the subjects' memory and history from oral reports. Of an interdisciplinary character, from the point of view of the theoretical foundations related to memory, teaching practice and storytelling, studies based on storytelling and memory support the research. For the analysis of the reports, categories of discursive semiotics are mobilized, through the bias of this theoretical approach, mobilizing above all categories related to narrative syntax, the reports of the participants who narrated their life stories and were building meanings in and through memory for the experience are analyzed. The corpus of the work is composed of reports from eight people interviewed, men and women, over 35 years old, four residing in Araguaína, two residing in Imperatriz and two residing in Marabá. Data generation took place through semi-structured interviews carried out in two stages: pre-test and in-depth interviews. The work highlights the continuity of practices linked to storytelling, having as a common reference for their training as storytellers (narrative phase that corresponds to the acquisition of the competence demanded by performance) the experience with family members such as parents or grandparents, not arising from school practices. They would, therefore, be the addressees, responsible for donating the know-how to count. With regard to their performance, they were organized into two groups, which we call traditional storytellers, who reproduce oral tradition narratives and place their work in the most familiar space, and contemporary storytellers, who incorporate contemporary media, participate in training to improve techniques for the act of telling, use cyberspace as a support for storytelling. This second group is partly made up of professors, who use storytelling in their pedagogical practice as a way of seducing young readers to a specific form of experience with literature. What the research reveals is the strong presence of this tradition in this micro-region, even if reformatted by technology strategies, considering the charm that narrative listening exerts on the recipients: spectators and listeners of all kinds.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6515
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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