Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6513
Authors: Filho, José Ricardo De Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Troncão, Pâmella Gonçalves Barreto
Title: Descargas elétricas atmosféricas: uma proposta pedagógica para o ensino de eletrostática.
Keywords: Descargas Elétricas; Gerador de Van de Graaff; Ensino Investigativo; Eletrostática.
Issue Date: 8-Feb-2024
Citation: FILHO,José Ricardo de Sousa. Descargas elétricas atmosféricas:uma proposta pedagógica para o ensino de eletrostática..2022. 134f. Dissertação(Mestrado Profissional de Ensino de Física) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo propor uma sequência didática que correlaciona as Descargas Elétricas Atmosféricas com o Experimento de Van de Graaff. A motivação inicial para a elaboração deste trabalho, foi a presença abundante de incidências de raios no país, mais especificamente na região norte onde se localiza a unidade escolar. Na aplicação do Produto Educacional, contou-se com a utilização de uma Sequência de Ensino Investigativo, aplicada em duas turmas de 3a Série do Ensino Médio, na cidade de Miracema do Tocantins. No Produto Educacional anexado neste trabalho, propõe a montagem do equipamento. Além de ensinar conceitos de Eletrostática utilizando metodologias ativas a fim de propocionar maior interesse dos estudantes em aprender Física, desmistifica-se conceitos equivocados em relação às Descargas Elétricas que são absorvidos da mitologia brasileira, estas que se fazem bastante presentes nas regiões norte do país, incluindo a cidade de Miracema do Tocantins, tendo contribuído com o letramento científico e com a construção de novos conceitos, provocando maior interesse dos estudantes pela carreira na área de ciências.
Abstract: The main objective of this work is to propose a didactic sequence that correlates Atmospheric Electrical Discharges with the Van de Graaff Experiment. The initial motivation for the elaboration of this work is given by the abundant presence of lightning incidences in the country, more specifically in the northern region where the school unit that contributed to the application of the Educational Product attached to this document is located. In the application of the Educational Product, an Investigative Teaching Sequence was used, applied in two classes of the 3rd Grade of High School, in the city of Miracema do Tocantins. If any teacher wants to use this methodology and the school unit does not have a Van de Graaff Generator available, in the Educational Product attached to this work, it proposes the assembly of the equipment. The main objective of this dissertation, in addition to teaching concepts of Electrostatics using active methodologies in order to provide students with greater interest in learning Physics, is to demystify mistaken concepts in relation to Electrical Discharges that are absorbed from indigenous cultures, which are quite present in northern regions of the country, including the city of Miracema do Tocantins, contributing to scientific literacy and provoking greater student interest in a career in science.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6513
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ RICARDO DE SOUSA FILHO-DISSERTAÇÃO-MNPEF.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.