Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6508
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dc.contributor.advisorSilva, Giane Maria-
dc.contributor.authorRibeiro, Dâmaris de Jesus-
dc.date.accessioned2024-02-08T16:11:21Z-
dc.date.available2024-02-08T16:11:21Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Dâmaris de Jesus. A ludicidade como prática pedagógica em uma escola de Educação Infantil do município de Campos Belos-GO. 51 f. Monografia (Graduação) - Curso de licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6508-
dc.description.abstractThis work deals with ludicity as a pedagogical practice in an Early Childhood Education school in the city of Campos Belos-GO, in an attempt to apprehend how professionals saw the relationship between playing and child learning and development, starting from the following questions: Why do you play in kindergarten? What are the times and spaces of playing in early childhood? What do teachers and pedagogical coordinators think about playing? What are your practices? In this sense, the general objective was to highlight the importance of adopting daily pedagogical practices that could stimulate the integral development of children. We also intended to apprehend, from the perspective of the research subjects, about the use of play as a facilitator of learning; to identify the objectives and practices of each one of the teachers, in the day to day of the classroom, in the work with games and pranks; describe the ludic activities, games and games that were part of the teachers' planning throughout the school year; apprehend, from the perspective of the coordinators, how this work was carried out in the daily life of the school and how the work carried out by each of the teachers was monitored. In this study, we bring contributions from authors such as Brougère (2002), Kishimoto (2010), Freire (2011), Ferreiro (2011), Almeida (1897) and others, highlighting that playfulness helps in the integral development of children, because it is playing that they learn, express their feelings and connect with the world. This is a research with a qualitative approach, with field research carried out through interviews with school professionals. At the end of this work, we could observe that it is through guided games and free play that children socialize, learn to respect others, exercise their role as children, using what is rightfully theirs, in addition to satisfaction and pleasure. generated, being able to acquire new abilities. While playing, the child develops at the same time autonomy, thinking, organization of ideas and a critical look at the world around him, facing the challenges that will arisept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA ludicidade como prática pedagógica em uma escola de Educação Infantil do município de Campos Belos-GOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da ludicidade como prática pedagógica em uma escola de Educação Infantil do município de Campos Belos-GO, na tentativa de apreender como os profissionais viam a relação do brincar com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, partindo das seguintes questões: Por que se brinca na Educação Infantil? Quais são os tempos e os espaços do brincar na primeira infância? O que pensam professoras e coordenadoras pedagógicas sobre o brincar? Quais são suas práticas? Nesse sentido, o objetivo geral foi destacar a importância da adoção de práticas pedagógicas cotidianas que pudessem estimular o desenvolvimento integral das crianças. Pretendíamos ainda apreender, na perspectiva dos sujeitos da pesquisa, sobre o uso do lúdico como facilitador da aprendizagem; identificar os objetivos e as práticas de cada uma das professoras, no dia a dia da sala de aula, no trabalho com jogos e brincadeiras; descrever as atividades lúdicas, as brincadeiras e os jogos que faziam parte do planejamento das professoras ao longo do ano letivo; apreender, na perspectivas das coordenadoras, como se efetivava esse trabalho no cotidiano da escola e como se dava o acompanhamento do trabalho feito por cada uma das docentes. Neste estudo, trazemos contribuições de autores como Brougère (2002), Kishimoto (2010), Freire (2011), Ferreiro (2011), Almeida (1897) e outros, destacando que a ludicidade auxilia no desenvolvimento integral das crianças, pois é brincando que elas aprendem, expressam seus sentimentos e se conectam com o mundo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo realizada por meio de entrevistas aos profissionais da escola. Ao final deste trabalho, pudemos observar que é por meio das brincadeiras dirigidas e do brincar livre que as crianças socializam, aprendem a respeitar o próximo, exercem seu papel de criança utilizando-se do que são delas por direito, além da satisfação e do prazer gerados, podendo adquirir novas habilidades. Brincando a criança desenvolve ao mesmo tempo a autonomia, o pensamento, a organização das ideias e um olhar crítico sobre o mundo que a cerca, enfrentando os desafios que surgirãopt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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