Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6462
Autor(a): COELHO, Phabiana Gama Teles.
Orientador: SILVA, Moisés Pereira.
Título: Galo sozinho não tece manhãs:
Palavras-chave: Ensino de História,;Trabalho Escravo Contemporâneo,;Currículo,;Políticas Públicas,;Teaching of History,;Contemporary Slave Labor,;Curriculum,;Public policy.
Data do documento: 1-Fev-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citação: COELHO, Phabiana Gama Teles. GALO SOZINHO NÃO TECE MANHÃS: ações educativas de combate ao trabalho escravo contemporâneo no iema ⠳ unidade vocacional de açailândia - ma. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – Ppghis, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
Resumo: O ensino de História possibilita a tomada de consciência sobre o mundo, no mundo. E nesse mundo, especialmente em Açailândia - MA, comporta-se ainda a escravidão contemporânea, município ranqueado entre os mais altos índices apresentados no Brasil. Esse estudo, portanto, assume um caráter pedagógico no enfrentamento desse mal a partir do desenvolvimento de uma sequência didática junto aos alunos do Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos Integrado à Educação Profissional (EJATEC) em Administração, objetivando a constituição de elementos para futuras intervenções, considerando a relevância da formação emancipatória para enfrentar os desafios que afetam os vários campos que os englobam, dentre eles o mundo do trabalho. O tema trabalho escravo contemporâneo é pertinente e precisa ser discutido nas salas de aulas das escolas da Educação Básica, possibilitando aos alunos novas discussões para a construção de conhecimentos sobre o conceito e caracterização do trabalho escravo contemporâneo, de modo não só a evitá-lo, mas também denunciá-lo. A percepção no processo de pesquisa, é que não bastam ações pedagógicas pontuais, mas, no âmbito do ensino de História, repensar o próprio sentido da educação que se pratica. Essa dissertação utilizou uma abordagem qualitativa, cuja síntese é o resultado dos procedimentos utilizados como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa-ação.
Abstract: The teaching of History makes it possible to become aware of the world, in the world. And in this world, especially in Açailândia - MA, contemporary slavery still behaves, a municipality ranked among the highest indices presented in Brazil. This study, therefore, assumes a pedagogical character in facing this evil based on the development of a didactic sequence with high school students in the modality of Youth and Adult Education Integrated to Professional Education (EJATEC) in Administration, aiming at the constitution of elements to future interventions, considering the relevance of emancipatory training to face the challenges that affect the various fields that encompass them, including the world of work. The subject of contemporary slave labor is relevant and needs to be discussed in the classrooms of Basic Education schools, allowing students to have new discussions to build knowledge about the concept and characterization of contemporary slave labor, in order not only to avoid it, but also report it. The perception in the research process is that punctual pedagogical actions are not enough, but, in the context of teaching History, rethinking the very meaning of the education that is practiced. This dissertation used a qualitative approach, whose synthesis is the result of procedures used as bibliographical research, documental research and action research.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6462
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