Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6440
Authors: SILVA, Rodrigo Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Elias da
Title: Comum urbano e o direito à cidade: trajetória de luta pela terra na ocupação do Garavelos na cidade de Araguaína – TO
Keywords: Comum urbano;Garavelos;Direito;Cidade;Urban Common;Right;City
Issue Date: 24-Jun-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Rodrigo Ferreira da. Comum urbano e o direito à cidade: trajetória de luta pela terra na ocupação do Garavelos na cidade de Araguaína – TO. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso de Geografia ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, abordarmos o conceito do comum urbano e o direito à cidade na trajetória de luta na ocupação do Garavelos, na cidade de Araguaína-TO. Para tanto, a metodologia utilizada foi ida a campo com um questionário, onde as perguntas norteiam a importância de teorizar e praticar o comum urbano na perspectiva de uma visão contemporânea. Nesse cenário, tendo em vista o comum do direito à cidade, foi analisado necessariamente o sentido histórico do comum urbano, desde uma visão global até a regional e local, com o objetivo de verificar a infraestrutura, como também sistemas estruturais a serem implantados. Diante disso, concluímos nos apontamentos didáticos no ensino aprendizagem em Geografia a necessidade de abordagem desses conceitos na educação básica.
Abstract: In this work, we approach the concept of the urban common and the right to the city in the trajectory of the Garavelos Occupation, in the city of Araguaína-TO. For doing so, the methodology used was fieldwork with a questionnaire whose questions guide the importance of theorizing and practicing the urban common in the perspective of a contemporary vision. In this scenario, in view of the common of the right to the city, the historical sense of the urban common was necessarily analyzed, from a global vision to a regional and local one, with the objective of verifying the infrastructure, as well as structural systems to be implemented. In view of this, we conclude in the didactic notes in teaching and learning in Geography the need to approach these concepts in basic education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6440
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