Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRigonato, Alessandra Cristina-
dc.contributor.authorSilva, Suzana Fernandes Santos-
dc.date.accessioned2024-01-30T14:21:09Z-
dc.date.available2024-01-30T14:21:09Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.identifier.citationSILVA, Suzana Fernandes Santos. VERSÕES DE CHAPEUZINHO VERMELHO E A MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Unidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6398-
dc.description.abstractAcquiring another language is not limited to only learning its grammar or vocabulary, but also thinking critically and being able to express yourself in different situations. In the case of the English language, an already globalized language, the insertion of digital literacy in teaching reading and writing is essential. The use of visual, interactive and multimodal resources for the teaching and learning process is something that has been expanding significantly. Justifying the suggestion of a material that can be used in English language classes, this article aims to analyze and explain how we can use fairy tales, more specifically retellings of the Little Red Riding Hood tale, and multimodality as allies in this process. The selection of the tale is based both on the author's contact with the story and on the fact that it is well known, both worldwide and in Brazilian culture. For the theoretical basis, it was used some of the studies by SANTIAGO, NETO (2019); ESTEVES, GONÇALVES (2020); FREIRE (1970); GIROUX (1997); LIMA, MIOTO (2007) and others. The research resulted in lesson plans and activities with suggestions for practices of vocabulary, grammatical structure, critical literacy, creative writing and intercultural dimensions through rereadings of Little Red Riding Hood by Kimmel (2006), Young (1989) and Daly (2013), demonstrating, through these materials created, the various ways on how fairy tales can be used when learning English.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsliberadospt_BR
dc.subjectLíngua Inglesa,pt_BR
dc.subjectChapeuzinho Vermelho,pt_BR
dc.subjectMultimodalidade,pt_BR
dc.subjectPlanos de aula.pt_BR
dc.subjectEnglish language,pt_BR
dc.subjectLittle Red Riding Hood,pt_BR
dc.subjectMultimodality,pt_BR
dc.subjectLesson plans.pt_BR
dc.titleVersões de Chapeuzinho Vermelho e a Multimodalidade no Ensino de Língua Inglesa.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA aquisição de outra língua não se limita somente à aprender a gramática ou vocabulário da mesma, mas também pensar criticamente e conseguir se expressar em diversas situações. No caso da língua inglesa, uma língua já globalizada, é fundamental a inserção de letramento digital no ensino de leitura e escrita. A utilização de recursos visuais, interativos e multimodais para o processo de ensino e aprendizagem é algo que tem se expandido acentuadamente. Na justificativa de sugerir um material que pode ser utilizado nas aulas de língua inglesa, este artigo objetiva analisar e explicitar como podemos utilizar contos de fadas, mais especificamente releituras do conto de Chapeuzinho Vermelho e a multimodalidade como aliados neste processo. A escolha do conto se baseia tanto no contato da autora com o conto como no fato da história ser bastante conhecida, tanto mundialmente como na cultura brasileira. Como embasamento teórico foram utilizados os estudos de SANTIAGO, NETO (2019); ESTEVES, GONÇALVES (2020); FREIRE (1970); GIROUX (1997); LIMA, MIOTO (2007) e outros. A pesquisa resultou em planos de aula e atividades que trazem sugestões de práticas de vocabulário, estrutura gramatical, letramento crítico, escrita criativa e dimensões interculturais por meio de releituras de Chapeuzinho Vermelho de Kimmel (2006), Young (1989) e Daly (2013), demonstrando por meio destes materiais criados as várias formas de como utilizar contos de fadas na aprendizagem do inglês.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - SUZANA FERNANDES SANTOS SILVA.pdf4.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.