Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6345
Autor(a): BRITO, Tânia da Silva
Orientador: Gomes, Verenna Barbosa
Título: Estratégias de Leituras: um Instrumento para Leituras de Textos de Divulgação Científica em aulas de Química
Palavras-chave: Estratégia de Leitura,;Divulgação Cientifica,;Formação de Professor.;Reading Strategy,;Scientific divulgation,;Teacher Training.
Data do documento: 29-Jan-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: BRITO, Tânia da Silva. ESTRATEGIAS DE LEITURAS: UM INSTRUMENTO PARA LEITURAS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS DE QUÍMICA. 2023. 88 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Unidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2024.
Resumo: Os Textos de Divulgação Científica têm se apresentado com potencial didático para o ensino da Química. Entretanto, embora o seu uso em sala de aula possa possibilitar uma série de contribuições no processo de ensino-aprendizagem, o papel do professor é indispensável nesse processo. Portanto, pensar o papel do professor na utilização de textos de Divulgação Cientifica é pensar na sua formação inicial. Diante disso, esse trabalho foi motivado pela percepção da necessidade de incluir também na formação inicial do professor a utilização de TDC com estratégia de leitura. Para isso, elaboramos em nossa pesquisa roteiros com estratégias de leitura, a partir dos textos de divulgação cientifica, direcionados a cinco temáticas, sendo: “O que é a Química e o que o químico faz?”, “Atmosfera”, “Água”, “Metais”, e “Alimentos”. A escolha desses textos se justifica por serem textos de temáticas de relevância social e que foram escritos com objetivos didáticos. As concepções metodológicas que guiaram a escrita dos roteiros de leitura para TDC foram os pressupostos teóricos de Solé (1998). O roteiro com estratégias de leitura do TDC “O que é a Química e o que o químico faz?” foi aplicado como estudo piloto aos alunos da disciplina de Metodologia e Pratica do Ensino de Química do curso de Licenciatura em Química da UFT, com o objetivo de identificar se o roteiro alcança o proposito almejado, sendo que, o objetivo dessa pesquisa foi criar instrumento de leitura aplicado aos Textos de Divulgação Cientifica no contexto da formação inicial em Química. A partir das opiniões dos participantes dessa pesquisa a respeito da importância das estratégias de leitura aplicadas a texto de divulgação cientifica, apostamos na ideia de que esse material tem um potencial na formação inicial do professor no sentido que o capacitará ou lhe dará uma base metodológica para a utilização de TDC como recurso no ensino-aprendizagem na sala de aula.
Abstract: Texts for Scientific Dissemination have presented themselves with didactic potential for the teaching of Chemistry. However, although its use in the classroom can make possible a series of contributions in the teaching-learning process, the role of the teacher is essential in this process. Therefore, thinking about the teacher's role in the use of Scientific Dissemination texts is thinking about their initial training. Therefore, this work was motivated by the perception of the need to also include the use of TDC with a reading strategy in the initial teacher training. For this, we elaborated in our research scripts with reading strategies, from the scientific dissemination texts directed to five themes, being: “What is Chemistry and what does the chemist do?”, “Atmosphere”, “Water”, “Metals”, and “Food”. The choice of these texts is justified because they are texts on themes of social relevance and that were written with didactic purposes. The methodological conceptions that guided the writing of the reading scripts for TDC were the theoretical assumptions of Solé (1998). The script with reading strategies for the TDC “What is Chemistry and what does the chemist do?” was applied as a pilot study to students of the discipline of Methodology and Practice of Teaching Chemistry of the Degree in Chemistry at UFT, with the objective of identifying whether the script achieves the desired purpose, and the objective of this research was to create a reading instrument applied to Texts for Scientific Dissemination in the context of initial training in Chemistry. Based on the opinions of the participants in this research regarding the importance of reading strategies applied to scientific dissemination texts, we bet on the idea that this material has potential in the initial training of teachers in the sense that it will enable them or give them a methodological basis for the use of TDC as a teaching-learning resource in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6345
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - TÂNIA DA SILVA BRITO.pdf6.94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.