Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6278
Authors: Sousa, Thaisa Borges Xavier de
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Lyanna Costa
Title: Reflexões sobre a literatura indígena em sala de aula: leituras de como surgiu: mitos indígenas brasileiros, de Daniel Munduruku
Keywords: Interculturalidade;Literatura indígena;Sala de aula;Leitura;Interculturality;Reading;Indigenous Literature;Classroom;Reading
Issue Date: 22-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Thaisa Borges Xavier de. Reflexões sobre a literatura indígena em sala de aula: leituras de como surgiu: mitos indígenas brasileiros, de Daniel Munduruku. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho pretende refletir sobre a importância da leitura como uma ferramenta essencial na vida das pessoas, pois, por meio dela, pode-se obter um olhar crítico sobre determinados assuntos. A leitura de literatura fornece subsídios para debater, comparar, interpretar, conhecer o mundo ao nosso redor e nossa origem. O artigo tem como objetivo identificar como trabalhar a literatura indígena em sala de aula. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e a discussão da obra literária de Daniel Munduruku com seu livro Como surgiu: mitos indígenas brasileiros. O trabalho buscou analisar de que forma pode-se inserir a literatura indígena em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa para alunos do 1o ano do ensino médio. No estudo foram elencadas estratégias pedagógicas para se reconhecer a riqueza étnico-racial de na escola e em nossa sociedade. Quando lemos uma obra indígena significa que nos posicionamos para abrir os olhos para saberes de povos tradicionais, decifrando códigos, com um alicerce de conhecimentos produzidos ao longo dos anos. Reconhecer o valor da literatura indígena indica desvendar novos conhecimentos e valores no campo da literatura brasileira e de seu ensino.
Abstract: This work intends to reflect on the importance of reading as an essential tool in people's lives in order to acquire subsidies to debate, compare, interpret, know the world around us. We aim to identify how to work with indigenous literature in the classroom. The methodology used was a bibliographical research and the literary work of Daniel Munduruku and his book. The article analyzes how indigenous literature can be inserted in the classroom, in the discipline of Portuguese, for students of the 1st year of high school. Working with the indigenous theme in the classroom is not easy, it is a broad and complex issue, therefore, it will be suggested how to approach the indigenous theme in the school on a daily basis. The study lists alternatives to recognize the ethnic-racial plurality of our society. Recognizing the value of indigenous literature means discovering new knowledge and values in the field of Brazilian literature.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6278
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAISA BORGES XAVIER DE SOUSA-TCC.pdf434.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.