Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6278
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Lyanna Costa-
dc.contributor.authorSousa, Thaisa Borges Xavier de-
dc.date.accessioned2023-12-22T12:05:40Z-
dc.date.available2023-12-22T12:05:40Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.citationSOUSA, Thaisa Borges Xavier de. Reflexões sobre a literatura indígena em sala de aula: leituras de como surgiu: mitos indígenas brasileiros, de Daniel Munduruku. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6278-
dc.description.abstractThis work intends to reflect on the importance of reading as an essential tool in people's lives in order to acquire subsidies to debate, compare, interpret, know the world around us. We aim to identify how to work with indigenous literature in the classroom. The methodology used was a bibliographical research and the literary work of Daniel Munduruku and his book. The article analyzes how indigenous literature can be inserted in the classroom, in the discipline of Portuguese, for students of the 1st year of high school. Working with the indigenous theme in the classroom is not easy, it is a broad and complex issue, therefore, it will be suggested how to approach the indigenous theme in the school on a daily basis. The study lists alternatives to recognize the ethnic-racial plurality of our society. Recognizing the value of indigenous literature means discovering new knowledge and values in the field of Brazilian literature.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectLiteratura indígenapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInterculturalitypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectIndigenous Literaturept_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleReflexões sobre a literatura indígena em sala de aula: leituras de como surgiu: mitos indígenas brasileiros, de Daniel Mundurukupt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende refletir sobre a importância da leitura como uma ferramenta essencial na vida das pessoas, pois, por meio dela, pode-se obter um olhar crítico sobre determinados assuntos. A leitura de literatura fornece subsídios para debater, comparar, interpretar, conhecer o mundo ao nosso redor e nossa origem. O artigo tem como objetivo identificar como trabalhar a literatura indígena em sala de aula. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e a discussão da obra literária de Daniel Munduruku com seu livro Como surgiu: mitos indígenas brasileiros. O trabalho buscou analisar de que forma pode-se inserir a literatura indígena em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa para alunos do 1o ano do ensino médio. No estudo foram elencadas estratégias pedagógicas para se reconhecer a riqueza étnico-racial de na escola e em nossa sociedade. Quando lemos uma obra indígena significa que nos posicionamos para abrir os olhos para saberes de povos tradicionais, decifrando códigos, com um alicerce de conhecimentos produzidos ao longo dos anos. Reconhecer o valor da literatura indígena indica desvendar novos conhecimentos e valores no campo da literatura brasileira e de seu ensino.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAISA BORGES XAVIER DE SOUSA-TCC.pdf434.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.