Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6189
Autor(a): Silva, Luana Maia da
Orientador: Araújo , Marcos Edilson
Título: O filme "O nome da Rosa" na aprendizagem histórica: As representações do sagrado e do profano na Idade Média no Centro de Ensino União, em Imperatriz – MA
Palavras-chave: Ensino de História, Idade Média, Filme O Nome da Rosa.
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citação: SILVA, Luana Maia da. O filme "O nome da Rosa" na aprendizagem histórica: As representações do sagrado e do profano na Idade Média no Centro de Ensino União, em Imperatriz – MA . 2022.145f. Dissertação – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissional em ensino de História, Araguaína, 2022.
Resumo: Esta dissertação discute o caráter educativo do filme em sala de aula como instrumento pedagógico reflexivo e como fonte de análise interdisciplinar e transdisciplinar. Diante desse caráter abrangente da análise fílmica o presente estudo tem por objetivo apresentar os resultados e as reflexões em torno de uma formação para o Ensino de História da Idade Média por meio do uso do filme O Nome da Rosa, de Jean-Jacques Annaud que data de 1986 ambientado na baixa Idade Média (ano de 1327) baseado no romance homônimo de Humberto Eco. A referente pesquisa é fruto da formação ocorrida com a participação coletiva dos estudantes por meio do método da pesquisa-ação que permite segundo Barbier (2007), uma permanente reflexão sobre a ação do pesquisador tendo em vista que a técnica da pesquisa-ação possibilita discutir o “o problema” ou “a situação” para que a partir dessa indagação se obtenha uma intervenção extraída por meio da análise dos questionários e relatos levantamentos e debates realizados de forma remota por meio da plataforma gratuita Google Meet e da aplicação de perguntas pelo Google Forms. Recorremos a abordagem qualitativa porque, de acordo com Zanette (2017) ela permiti abordar o ponto de vista dos sujeitos e dos personagens envolvidos nos processos educativos. A formação desenvolvida se propôs a investigar as percepções e experiências desses alunos a fim de verificar se os mesmos conseguiam aprender por meio da análise fílmica o contexto religioso da Baixa Idade Média e identificar as nuances entre o sagrado e o profano discutido na obra cinematográfica. Como produto final das reflexões colhidas foi realizada a montagem de uma sequência didática contendo técnicas e instrumentos que nortearão o docente de como trabalhar a película no ensino de história. Ao abordarmos as etapas necessárias para a produção de uma sequência didática nos respaldaremos em Oliveira (2013), Kobashigawa, (2008), Zabala (1998) e Libâneo (2013).
Abstract: This dissertation discusses the educational character of film in the classroom as a reflective pedagogical tool and as a source of interdisciplinary and transdisciplinary analysis. In view of this comprehensive character of filmic analysis, the present study aims to present the results and reflections around a training for the teaching of History of the Middle Ages through the use of the film The Name of the Rose, by Jean-Jacques Annaud, which dates from 1986 and is set in the Middle Ages (1327) based on the novel of the same name by Humberto Eco. This research is the result of training with the collective participation of students through the action-research method, which, according to Barbier (2007), allows for a permanent reflection on the researcher's action, since the action-research technique makes it possible to discuss "the problem" or "the situation" so that, based on this questioning, an intervention can be obtained through the analysis of questionnaires and reports, surveys and debates carried out remotely through the free Google Meet platform and the application of questions through Google Forms. We used the qualitative approach because, according to Zanette (2017), it allows us to approach the point of view of the subjects and characters involved in the educational processes. The training developed proposed to investigate the perceptions and experiences of these students in order to verify whether they were able to learn through film analysis the religious context of the Lower Middle Ages and identify the nuances between the sacred and the profane discussed in the cinematographic work. As a final product of the collected reflections, we put together a didactic sequence containing techniques and instruments that will guide the teacher on how to work the film in history teaching. When approaching the necessary steps for the production of a didactic sequence we will be supported by Oliveira (2013), Kobashigawa, (2008), Zabala (1998) and Libâneo (2013).
URI: http://hdl.handle.net/11612/6189
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