Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6163
Autor(a): Reis Sobrinho, Gênesis
Orientador: Coelho, Vitor Antonio Cerignoni
Título: Prática de atividade física e perfil socioeconômico de professores que atuam na pré-escola
Palavras-chave: Atividade física;Sedentarismo;Pré-escolar;Professor da pré-escola
Data do documento: 29-Nov-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: REIS SOBRINHO, Gênesis. Prática de atividade física e perfil socioeconômico de professores que atuam na pré-escola. 2019. 47f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
Resumo: O estudo teve como objetivo investigar o perfil socioeconômico e a prática de atividade física de professores que atuam em pré-escolas da região metropolitana do Tocantins, utilizando registros provenientes de um estudo amostral. Desta maneira, 197 professores pertencentes a cinco municípios tocantinenses responderam sobre seus hábitos e informações iniciais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em quatro bases de dados (Lilacs, Scielo, Medline e Pubmed) e também foram utilizadas informações do banco de dados de uma pesquisa amostral com professores da pré-escola que preencheram um questionário com atividades do cotidiano infantil e hábitos de atividade física. Os resultados apontam para um percentual de 45% de professores que não destinam o seu tempo pessoal para prática de atividade física, com esses mesmos professores foi verificado que há correlação entre o perfil socioeconômico dos professores e os a frequência de prática de atividades físicas. A pesquisa bibliográfica e as informações sobre os hábitos de atividade física dos professores podem influenciar na oferta de atividades para os pré-escolares.
Abstract: The study aimed to investigate the socioeconomic profile and physical activity of teachers working in preschools in the metropolitan region of Tocantins, using records from a sample study. Thus, 197 teachers from five municipalities in Tocantins answered about their habits and initial information. A bibliographic search was realized in four databases (Lilacs, Scielo, Medline and Pubmed) and information was also used from a sample survey database with preschool teachers who completed a questionnaire with children's daily activities and physical activity habits. The results point to a percentage of 45% of teachers who do not allocate their personal time to practice physical activity. With these same teachers it was found that there is a correlation between teachers' socioeconomic profile and the frequency of physical activities. Bibliographic research and information about teachers' physical activity habits can influence the offer of activities for preschoolers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6163
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