Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5838
Authors: Pereira, Maria Tarlane Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Locatelli, Cleomar
Title: O papel das gestoras na avaliação do desempenho docente segundo a compreensão de diretoras e coordenadoras das Escolas Municipais de Nazaré-TO
Keywords: Avaliação;Desempenho docente;Diretora e Coordenadora pedagógica;Evaluation;Teacher performance;Director and Pedagogical Coordinator
Issue Date: 17-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Maria Tarlane Alves Pereira. O papel das gestoras na avaliação do desempenho docente segundo a compreensão de diretoras e coordenadoras das Escolas Municipais de Nazaré-TO. 31 f. 2023. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal Do Tocantins, Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a avaliação do trabalho docente segundo a compreensão de diretoras e coordenadoras pedagógicas das escolas municipais de Nazaré - TO. O objetivo é identificar o processo de avaliação de desempenho docente no município de Nazaré, a partir dos questionamentos e das condições que a escola oferece às professoras. Reconhecer as necessidades de avaliar o trabalho das professoras e estimar em que situação a avaliação do desempenho docente pode desestimular ou tornar penoso o trabalho das professoras. Além disso, busca-se analisar a atuação das professoras na organização e gestão da escola, explanando o necessário para participar da gestão escolar e também destacar a compreensão das gestoras sobre o seu papel na avaliação do desempenho docente. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos entrevistas com diretoras e coordenadoras pedagógicas do município de Nazaré. Constatou-se que a avaliação do desempenho docente se faz presente mediante verificação de como é definido o trabalho docente, se a professora está fazendo um bom trabalho, se é possível mensurar esse desempenho docente individual ou coletivo a partir do processo de acompanhamento pedagógico na escola. Estima-se que esse trabalho venha contribuir para compreensão do trabalho docente através das diretoras e coordenadoras pedagógicas do município.
Abstract: The present work has as its object of study the evaluation of teaching work according to the understanding of principals and pedagogical coordinators of the municipal schools of Nazaré - TO. The objective is to identify the teaching performance evaluation process in the municipality of Nazaré from the questions and conditions that the school offers to the teacher. Recognize the needs of evaluating the teacher's work and estimate in what situation the assessment of teaching performance can discourage or make the teacher's work painful. In addition, we seek to analyze the teacher's performance in the organization and management of the school, explaining what is necessary to participate in school management and also highlight the understanding of managers about their role in assessing teaching performance. For the development of the research, we use interviews with directors and pedagogical coordinators of the municipality of Nazaré. It was found that the evaluation of teaching performance is present by verifying how the teaching work is defined, if the teacher is doing a good job, if it is possible to measure this individual or collective teaching performance from the process of pedagogical follow-up at the school. It is estimated that this work will contribute to the understanding of the teaching work through the Municipal Directors and Pedagogical Coordinators.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5838
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINAL 2023 - pós defesa.docx.pdf332.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.