Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5837
Autor(a): Cunha, Jessyka Cristina Ferreira da
Orientador: Silva, Alexandre Oliveira da
Título: O uso de jogos como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Palavras-chave: Ensino fundamental;Jogos matemáticos;Ensino e aprendizagem;Lúdico
Data do documento: 13-Set-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CUNHA, Jessyka Cristina Ferreira da. O uso de jogos como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 51f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
Resumo: Tendo em vista a importância da utilização dos jogos como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem, o presente trabalho objetiva-se em analisar o papel metodológico e social dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando demonstrar o valor pedagógico, a sua influência e sua eficácia como estratégia mediadora do conhecimento. Logo, os jogos tornam-se indispensáveis para promover aulas de matemática mais significativas, pois estimula a motivação, o raciocínio, a socialização e acima de tudo encantam alunos e professores.A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica, sendo propostos cinco jogos matemáticos para serem utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na revisão de literatura, averiguou-se que os jogos podem representar para os estudantes uma maneira mais leve de se entender a utilização de regras não só na logística do próprio jogo, mas também no processo de ensino aprendizagem da matemática, se mostrando um recurso fundamental na apropriação de diferentes conteúdos e indo além das extensas e cansativas listas de exercícios tão comumente utilizadas pelos professores mais tradicionais.
Abstract: Bearing in mind the importance of using games as a methodology that facilitates the teaching and learning process, this work aims to analyze the methodological and social role of games in the teaching and learning process of mathematics in the early years of Elementary School, seeking to demonstrate the pedagogical value, its influence and its effectiveness as a mediating strategy of knowledge. Therefore, games become essential to promote more meaningful Mathematics classes, as they stimulate motivation, reasoning, socialization and, above all, delight students and teachers. The methodology used was based on bibliographical research, with four mathematical games being proposed to be used in the early years of Elementary School. In the literature review, it was found that games can represent a lighter way for students to understand the use of rules not only in the logistics of the game itself, but also in the process of teaching and learning mathematics, proving to be a fundamental resource. in the appropriation of different contents and going beyond the extensive and exhausting lists of exercises so commonly used by more traditional teachers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5837
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessyka Cristina Ferreira da Cunha - Monografia.pdf460.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.