Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5830
Autor(a): Barbosa, Salma Alves
Viera, Sandra Gaspar
Orientador: Silva, Clemilson Antonio da
Título: Formação de conselheiros da alimentação escolar: efetivação e fortalecimento do Programa Nacional De Alimentação Escolar no Estado do Tocantins
Palavras-chave: Conselho de alimentação escolar;Capacitação;Controle social;Alimentação escolar;School Feeding Council;Training;Social Control;School Feeding
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: BARBOSA, Salma Alves; VIEIRA, Sandra Gaspar. Formação de conselheiros da alimentação escolar: efetivação e fortalecimento do Programa Nacional De Alimentação Escolar no Estado do Tocantins. 31f. Artigo (Graduação). Curso de Nutrição. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2022.
Resumo: O Conselho de Alimentação Escolar – CAE é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, Distrito Federal e Municípios, dentre suas atribuições estão a implementação do Programa de Alimentação Escolar e a fiscalização e aplicação dos recursos financeiros, neste contexto, enfrenta muitos desafios, visto que na prática não são ofertados cursos para preparar os conselheiros para atuar no CAE, o que dificulta a atuação desses conselheiros. Esse trabalho trata-se de um estudo descritivo na modalidade relato de experiência que versa sobre a capacitação de Conselheiros de Alimentação Escolar, promovida pelo CECANE/UFT, objetivando fortalecer o CAE como instância de controle social do PNAE por meio da ampliação da capacitação técnica, além de fornecer subsídios e instrumentos por meio do compartilhamento dos materiais complementares e legislação para melhor conhecimento sobre a atuação no CAE. Assim, realizou-se eventos formativos no formato remoto (online) com membros dos conselhos de alimentação escolar e atores sociais do programa, com metodologia que buscou provocar nos participantes uma reflexão e análise crítica da postura como agente de controle social. Conclui-se que os objetivos foram alcançados, visto que houve expressiva participação de membros do conselho de alimentação escolar, como também de nutricionistas e gestores, contribuindo para ampliação da capacidade técnica desses atores e favorecendo o fortalecimento do CAE como instância de controle social do PNAE.
Abstract: The School Feeding Council - CAE is a collegiate body with a supervisory, permanent, deliberative and advisory nature, established within the scope of the States, Federal District and Municipalities, among its attributions are the implementation of the School Feeding Program and the inspection and application of the financial resources, in this context, faces many challenges, since in practice courses are not offered to prepare directors to work in the CAE, which makes the performance of these directors difficult. This work is a descriptive study in the experience report modality that deals with the training of School Feeding Counselors, promoted by CECANE/UFT, aiming to strengthen the CAE as an instance of social control of the PNAE through the expansion of technical training, in addition to providing subsidies and instruments through the sharing of complementary materials and legislation for better knowledge about the performance in the CAE. Thus, training events were held in remote format (online) with members of the school feeding councils and social actors of the program, with a methodology that sought to provoke in the participants a reflection and critical analysis of the posture as an agent of social control. It is concluded that the objectives were achieved, since there was a significant participation of members of the school food council, as well as nutritionists and managers, contributing to the expansion of the technical capacity of these actors and favoring the strengthening of the CAE as an instance of social control of the PNAE.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5830
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