Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5514
Authors: Nóbrega, Advaldo Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Daniel Augusto Barra de
Title: Sequência didática para a determinação de temperatura de planetas com a equação barométrica.
Keywords: Ensino de física;Gases ideais;Planetas;Equação de Clapeyron;Physics teaching;Ideal gases;Planets;Clapeyron Equation.
Issue Date: 3-Aug-2023
Citation: NÓBREGA, Advaldo Carvalho. Sequência didática para a determinação de temperatura de planetas com a equação barométrica. 2022. 178 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O ensino de física na educação básica muitas vezes, é centrado em teorias físicas com pouco interdisciplinaridade. Os modelos exemplificativos são baseados em experiências excessivamente simples, destoando da real aplicabilidade da teoria. Neste trabalho foi proposto um produto que exemplifica, de modo mais contundente, os modelos dos gases ideais e suas múltiplas aplicabilidades. A ideia nuclear do produto foi mostrar como um modelo simples, como aquele dos gases ideais, pode contribuir para a explicação de fenômenos atmosféricos de vários planetas do sistema solar. Esse fim foi alcançado com o desenvolvimento da distribuição barométrica no ensino médio, com posterior aplicação no estudo da atmosfera de Vênus, Terra e Marte. A extensão do produto não se dá somente entre a explícita relação entre gases e astronomia, mas também reverbera questões como aquelas climáticas ligadas à distribuição de moléculas na atmosfera. Conceitos laterais como a Matemática e a descrição da Física dos planetas foram nortes essenciais para o desenvolvimento do trabalho, que é um prelúdio para a mudança de paradigmas básicos do ensino de Física.
Abstract: The teaching of traditional physics, in high school and elementary school, is centered on physical theories with a tibia interdisciplinarity. The exemplary models are based on excessively simple experiments, which do not match the real applicability of the theory. In this work, a product that exemplifies the ideal gas models and their multiple applicability was proposed. The product's core idea was to show how a simple model, such as that of ideal gases, can contribute to the explanation of atmospheric phenomena on several planets in the solar system. This end was achieved with the development of barometric distribution in high school with later application in the study of the atmosphere of Venus, Earth and Mars. The extension of the product does not only occur between the explicit relationship between gases and astronomy, but also reverberates issues such as climate related to the distribution of molecules in the atmosphere. Lateral concepts such as mathematics and the description of the physics of the planets were essential guidelines for the development of the student's interest in the subject, which is a prelude to the change in the basic paradigms of teaching physics.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5514
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