Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5501
Authors: Costa, Rosemeire Parada Granada Milhomens da
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Karylleila dos Santos
Title: Who am I? Professoras de língua inglesa de uma escola de idiomas em Gurupi:
Keywords: Identidades;Autoimagem;Professor de LI de cursos livres;Pós- modernidade;Identities;Self image;EFL English teacher;Post modernity.
Issue Date: 2-Aug-2023
Citation: COSTA, Rosemeire Parada Granada Milhomens da. Who am I? Professoras de língua inglesa de uma escola de idiomas em Gurupi: o espelho na construção de identidades. 2022. 214 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho insere-se no campo de estudos da Linguística Aplicada e tem como objeto de pesquisa discutir o auto-olhar do profissional de LI (LI), ou seja, o delineamento de suas identidades, tendo em vista o cenário da globalização pós-moderna, cenário onde há união e separação, identificação ou não com o outro e com as demais culturas, há encontros e desencontros, perdas e descobertas no espaço físico e cultural em que circulam as identidades em constante processo de formação. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa no qual foram entrevistadas quatro professoras de uma escola de inglês de curso livre da cidade de Gurupi/TO. O objetivo geral é conhecer o profissional de escolas de idiomas e compreender como eles lidam com as próprias identidades de professores de LI e com a responsabilidade cultural e social de ensinar uma língua estrangeira e a pergunta que buscamos responder é: como os professores de LI que trabalham em escolas de idiomas lidam com as próprias identidades no contexto de ensino de uma língua estrangeira em uma era de pós-modernidade no qual as identidades são vistas como múltiplas, descentradas e fragmentadas? Os resultados das análises mostraram (i) que o primeiro elemento que pauta o trabalho dessas professoras é o que as classifica como um grupo identitário homogêneo dentro da escola, sendo esse elemento o material didático, ou seja, esse material as iguala enquanto professoras de LI; (ii) que as participantes apresentaram uma relação íntima de admiração pela língua, afirmando assim suas paixões e ligações afetivas com a mesma, isto é, em maior ou menor grau, essa afetividade esteve presente o tempo todo na fala das participantes; e (iii) que questões sociais e/ou ideológicas que permeiam as identidades dessas profissionais é tema pouco refletido e relativamente novo para as mesmas, e que por consequência tem pouco reflexo em suas práxis pedagógica, concluindo-se assim que o processo de construção identitária dessas professoras transita por diferentes caminhos que vão desde os aspectos técnicos de suas profissões como por exemplo o uso do livro didático, bem como são ecos de diferentes vozes que perpassam sua trajetória de vida dentro e fora da profissão.
Abstract: This work is part of the field of Applied Linguistics studies and its object of research is to discuss the self-gaze of the English-speaking professional, that is, the delineation of their identity taking into account the postmodern globalization scenario, a scenario where there is union and separation, identification or not with the other and with other cultures, there is encounter and mismatch, losses and discoveries in the physical and cultural space in which identities circulate in a constant process of formation. This is a qualitative case study in which 4 (four) teachers from an open-course English school in the city of Gurupi, state of Tocantins, were interviewed. The overall objective isto get to know the language school professionals and understand how they deal with the identities of LI teachers themselves and with the cultural and social responsibility of teaching a foreign language and the question we seek to answer is: how do English language teachers who work in language schools deal with their own identity in the context of teaching a foreign language in an era of postmodernity where identities are seen as multiple, decentralized and fragmented? The results of the analyzes showed (i) that the first element that guides the work of these teachers is what classifies them as a homogeneous identity group within the school, by being this element the didactic material, that is, this material equals them as LI teachers ; (ii) that the participants showed an intimate relationship of admiration for the language, thus affirming their passions and affective bonds with it, that is, to a greater or lesser degree, this affectivity was present all the time in the participants' speech; and (iii) that social and/or ideological issues that permeate the identities of these professionals is a topic that is little reflected and relatively new for them, and which consequently has little impact on their pedagogical praxis, thus concluding that the process of identity construction of these teachers transit through different paths ranging from the technical aspects of their professions, such as the use of textbooks, as well as echoes of different voices that permeate their life trajectory inside and outside the profession.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5501
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSEMEIRE PARADA GRANADA MILHOMENS DA COSTA - TESE.pdf2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.