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Authors: Teixeira, Patrícia Luciano de Farias
metadata.dc.contributor.advisor: Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
Title: O sujeito - professor de inglês:
Keywords: Intercâmbio Internacional;Professor de Inglês;Professor de Inglês;Formação Continuada;Modos de Subjetivação;International Exchange;English teacher;Continuing Education;Modes of Subjectivation.
Issue Date: 2-Aug-2023
Citation: TEIXEIRA, Patrícia Luciano de Farias. O sujeito - professor de inglês: uma propositura analítica foucaultiana. 2023. 155 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como foco problematizar e compreender como o professor de inglês se constitui em sujeito-professor de inglês na contemporaneidade, considerando seu engajamento em intercâmbios internacionais em países falantes da Língua Inglesa como parte de sua formação continuada. Para isso, busquei, como objetivos específicos, problematizar e analisar os possíveis efeitos da experiência do intercâmbio nesta constituição docente; analisar quais são as representações discursivas desses professores sobre ser professor de inglês; analisar, em termos subjetivos, como o outro, em seus dispositivos institucionais, como a escola, os alunos e demais professores são significados nas enunciações dos professores participantes da pesquisa, não perdendo de vista os modos de subjetivação ali em jogo. Além disso, problematizo como as verdades institucionais sobre ser professor de inglês atravessam o corpo docente, subjetivando-os de modos outros e constituindo também os espaços docentes desses professores, além de seu saber e de seu poder. Adotando uma abordagem qualitativa de coleta e análise de dados por meio de narrativas autobiográficas e entrevistas de roteiro semiestruturado, este estudo foi conduzido com a participação de dois professores de inglês do ensino público do Estado do Tocantins. Os dados foram coletados em dois momentos enunciativos diferentes, no primeiro semestre do ano de 2021 e no primeiro semestre do ano de 2023. Os dados obtidos foram problematizados e analisados à luz das teorias filosóficas de Foucault (1926-1984), sob as perspectivas de verdade, saber e poder. Os resultados mostraram que os professores de inglês participantes são constituídos por verdades já estabelecidas pelas instituições e pela sociedade sobre ser professor de inglês; que credibilizam a participação em intercâmbios internacionais como um instrumento de grande importância na formação do professor de inglês. Além disso, sugerem que esta participação passa a funcionar como um dispositivo de poder tanto para as instituições quanto para os próprios professores, pois se tornam concebidas por ambos como técnicas que totalizam a formação do professor de inglês, conferido a ele o reconhecimento de seu saber e, consequentemente de poder, bem como o estabelece como professor de inglês “completo”.
Abstract: This study focuses on problematizing and understanding how the English teacher constitutes himself as a subject-teacher of English in contemporary times, considering his engagement in international exchanges in English-speaking countries as part of his continuing education. For this, I sought, as specific objectives, to problematize and analyze the possible effects of the exchange experience on this teaching constitution; analyze what are the discursive representations of these teachers about being an English teacher; to analyze, in subjective terms, how the other, in its institutional devices, how the school, the students and other teachers are signified in the enunciations of the teachers participating in the research, not losing sight of the modes of subjectivation. In addition, I discuss how the institutional truths about being an English teacher permeate the teaching staff, subjectifying them in different ways and also constituting the teaching spaces of these teachers, in addition to their knowledge and power. Adopting a qualitative approach to data collection and analysis through autobiographical narratives and semi-structured interviews, this study was conducted with the participation of two English teachers from public schools in the state of Tocantins. Data were collected in two different moments, in the first half of 2021 and in the first half of 2023. The data obtained were problematized and analyzed in according of Foucault's (1926- 1984) philosophical theories, from the perspectives of truth, knowledge and power. The results showed that the participating English teachers are made up of truths already established by institutions and society about being an English teacher; that give credibility to participation in international exchanges as an instrument of great importance in the training of English teachers. In addition, they suggest that this participation starts to works as a power device both for the institutions and for the teachers themselves, as they become conceived by both as techniques that complete the training of the English teacher, giving him the recognition of his knowledge and, consequently, of power, as well as establishing him as a “complete” English teacher.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5493
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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