Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5488
Authors: Ferreira, Érica de Cássia Maia
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Luiza Helena Oliveira da
Title: Análise semiótica de narrativas de mulheres - professoras - aposentadas do norte do Tocantins:
Keywords: Mulheres-professoras-aposentadas;Histórias de vida;Memória;Semiótica discursiva;Retired women teachers;Life stories;Memory;Discursive semiotics.
Issue Date: 31-Jul-2023
Citation: FERREIRA, Érica de Cássia Maia. Análise semiótica de narrativas de mulheres - professoras - aposentadas do norte do Tocantins: sujeito da/na história. 2022. 378 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Letras Ensino de Língua e Literatura, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese analisa as histórias de vida e de formação de professoras aposentadas residentes no Tocantins. Consiste num estudo interdisciplinar que se orienta pela História Oral, pela Semiótica discursiva e por estudos da história de mulheres. Objetivou investigar a história de vida de professoras aposentadas que atuaram no Norte Tocantinense com vistas a registrar as suas experiências estudantis e acadêmicas, bem como da docência e aposentadoria, pelo fato de compreendermos que suas histórias colaboram para a história educacional da região. Entrevistamos dez mulheres-professoras-aposentadas, sendo seis docentes que atuaram no município de Araguatins e quatro de Araguaína. O fato de termos desenvolvido um estudo interdisciplinar nos permitiu compreender a memória em suas acepções, as transformações vividas pelas sujeitas mulheres-professoras-aposentadas na relação com outros sujeitos e dos sujeitos com o objeto. Adotamos a entrevista semiestruturada como instrumento de produção de dados, utilizando dois recursos: áudio e vídeo-áudio. Considerando que o percurso gerativo do sentido permite-nos identificar a relação entre os sujeitos e dos sujeitos com o objeto (BERTRAND, 2003, p. 286), e suas transformações implicadas pelos acontecimentos vividos, relacionamos as categorias estruturantes das entrevistas às categorias semióticas de competência, performance e sanção, para compor as seções de análise. Para as análises, entrecruzamos as histórias de vida das narradoras considerando as regularidades e singularidades presentes nas narrativas que revelam as mulheres-professoras-aposentadas ora como destinadoras de seus próprios destinos ora como sujeitas manipuladas que foram levadas a um fazer-ser visando um fazer-fazer (GREIMAS; COURTÈS, 2008, p. 300). Ainda, apresentamos o processo de competencialização e performance à luz da sintaxe narrativa que inscreve cada uma das mulheres-professoras-aposentadas como sujeitas do “saber-fazer” e do “fazer-ser” (GREIMAS; COURTÉS, 2008, p. 74-77; 362-363), e o “absoluto de competência”, a sanção (GREIMAS; COURTÉS, 2008, p. 426), na perspectiva da sintaxe do percurso narrativo canônico. As análises são permeadas de sentidos construídos a partir do que também somos constituídas como mulheres-professoras-pesquisadoras e que, muitas vezes, nos identificamos e/ou nos vemos refletidas no que enunciaram as narradoras. Para tanto, recorremos aos estudos sobre a memória em Agostinho (2015), Benjamin (2012), Bosi (2003), Gagnebin (2009), Portelli (2016), Ramos Jr. (2011, 2016, 2019, 2020), Ricouer (2007), Silva (2016, 2019, 2021) e Thompson (1992); sobre a história das mulheres em Anzaldúa (2000), Federici (2019, 2017), Hooks (2017) e Perrot (2019, 2020); e semiótica discursiva em Bertrand (2003), Fiorin (1996, 2015), Fontanille (2016, 2011), Greimas e Courtés (2007), Landowski (2014, 2022), Silva (2021, 2016) e Zilberberg (2011); e Freire (2019; 2011; 2021), que trata sobre o professor/a como sujeito do saber que se constitui na relação com o mundo e da nossa responsabilidade ética no exercício de nossa tarefa docente. As narrativas revelaram as sujeitas do querer, dever, saber e fazer que são as mulheres-professoras-aposentadas e o quanto, a partir de uma prática educativa engajada e humana (FREIRE, 2021), contribuíram com a formação de sujeitos sociais durante 25 ou mais anos na escola pública.
Abstract: This thesis analyzes the life stories and formation of retired female teachers residing in Tocantins. It’s an interdisciplinary study guided by Oral History, Discursive Semiotics, and studies on women's history. The objective was to investigate the life histories of retired teachers who worked in the northern part of Tocantins in order to record their academic and teaching experiences, as well as retirement, as their stories contribute to the educational history of the region. We interviewed ten retired female teachers, six of whom worked in the municipality of Araguatins and four in Araguaína. The fact that we developed an interdisciplinary study allowed us to understand memory in its various meanings, the transformations experienced by female teacher subjects in relation to other subjects and objects. We adopted the semi-structured interview as a data production instrument, using two resources: audio and video-audio. Considering that the generative path of meaning allows us to identify the relationship between subjects and between subjects and objects (BERTRAND, 2003, p. 286), and their transformations implied by lived events, we related the structuring categories of the interviews to the semiotic categories of competence, performance, and sanction, to compose the analysis sections. For the analysis, we intertwined the life stories of the narrators, considering the regularities and singularities present in the narratives that reveal the retired female teachers as either the creators of their own destinies or as manipulated subjects who were led to a being- doing aiming at a doing-being (GREIMAS; COURTÈS, 2008, p. 300). We also present the process of competency and performance in the light of the narrative syntax that inscribes each of the retired female teachers as subjects of "knowing-doing" and "being-doing" (GREIMAS; COURTÉS, 2008, p. 74-77; 362-363), and the "absolute of competence", and sanction (GREIMAS; COURTÉS, 2008, p. 426), from the perspective of the syntax of the canonical narrative path. The analyses are permeated with meanings constructed from what we also constitute as female teacher-researchers and which, often, we identify and/or see reflected in what the narrators stated. To do so, we rely on studies on memory in Agostinho (2015), Benjamin (2012), Bosi (2003), Gagnebin (2009), Portelli (2016), Ramos Jr. (2011, 2016, 2019, 2020), Ricoeur (2007), Silva (2016, 2019, 2021) and Thompson (1992); on women's history in Anzaldúa (2000), Federici (2019, 2017), Hooks (2017) and Perrot (2019, 2020); and discursive semiotics in Bertrand (2003), Fiorin (1996, 2015), Fontanille (2016, 2011), Greimas and Courtés (2007), Landowski (2014, 2022), Silva (2021, 2016) and Zilberberg (2011); and Freire (2019; 2011; 2021), which deals with the teacher as a subject of knowledge who is constituted in relation to the world and our ethical responsibility in the exercise of our teaching task. The narratives revealed the subjects of wanting, duty, knowledge, and action that are the retired female teachers and how, from an engaged and humane educational practice (FREIRE, 2021), they contributed to the formation of social subjects for 25 or more years in public schools.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5488
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉRICA DE CÁSSIA MAIA FERREIRA - TESE.pdf8.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.