Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5390
Authors: David, Rosa de Oliveira Penha
metadata.dc.contributor.advisor: Camacho, Suzana Brunet
Title: A literatura infantil no desenvolvimento da linguagem
Keywords: Literatura Infantil;Linguagem;Leitura;Escrita
Issue Date: 19-May-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: DAVID, Rosa de Oliveira Penha. A literatura infantil no desenvolvimento da linguagem. 2022. 36 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa propõe estudar a Literatura Infantil no desenvolvimento da linguagem, levando em consideração que a literatura é de suma importância na formação do indivíduo, na formação do leitor e na escrita. Essa pesquisa bibliográfica buscou compreender como a literatura infantil contribui na aquisição da leitura e da escrita, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, veremos como a literatura infantil pode contribuir no processo de aquisição da leitura e da escrita de crianças que estão sendo alfabetizadas. Considerando a importância da literatura, ressaltamos que não estamos falando em utilizá-la como aparato para o ensino de sílabas, palavras e orações e, sim, como instrumento de desenvolvimento da linguagem das crianças. Para isso, buscamos ainda, caracterizar a Literatura Infantil e seu papel no processo de aprendizagem da criança; compreender as concepções de linguagem que sustentam o ensino da leitura e da escrita, compreender o papel da Literatura Infantil como mediadora do conhecimento e como constituidora do sujeito e identificar as formas discursivas de dialogar com a Literatura Infantil na alfabetização. Busca-se respaldo teóricos dos autores, Bakhtin (2000), Geraldi (2003), Vygotsky (2007) e Smolka (2012), que falam sobre as concepções de linguagem e de alfabetização que sustentam a prática docente. Das autoras Roxane Rojo (2015), Abramovich (1997) Colomer (2017) falam de as possibilidades da literatura como forma da criança descobrir outros lugares e abrir a porta para o imaginário humano. Considerar a importância de como e quando usar a Literatura Infantil, abriu possibilidades da estruturação desta proposta de pesquisa. Tentar compreender o que a literatura infantil representa dentro e fora da sala de aula e de como vem sendo trabalhada, impulsionam-nos a refletir sobre o tema discutido.
Abstract: The present research proposes to study Children’s Literature in the development of language, taking into account in that literature is of paramount importance in the formation of the individual, in the formation of the reader and in writing. This bibliographic research sought to understand how children’s literature contributes to the acquisition of reading and writing, in the Early Years of Elementary School. In this way, we will see how children’s literature can contribute to the process of acquiring reading and writing for children who are being literate. Considering the importance of literature, we empahasize that we are not talking about using it as an apparatus for teaching syllables, words and sentences, but rather as an instrument for the developmente of children’s language. For this, we also seek to characterize Children’s Literature and its role in the child’s learning process; understand the concepts of language that support the teaching of reading and writing, understand the role of Children’s Literature as a mediator of Knowledge and as a constituent of the subject and identify the discursive forms of dialoguing with Children’s Literature in literacy. We seek theoretical support from the authors, Backhtin (2000), Geraldi (2011), Vygotsky (2007) and Smolka (2012), who talk about the the concepts of language and literacy that support teaching practice. Authors Roxane Rojo (2015), Abramovich (1997), Colomer (2017) talk about the possibilities of literature as a way for children to discover other places and open the door to the human imagination. Considering the importance of how and when to use Children’s Literature opened up possibilities for structuring this research proposal. Trying to understand wha children’s literature represents inside and outside the classroom and how it has been worked on, impels us to reflect on the topic discussed.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5390
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosa de Oliveira Penha David - Monografia.pdf499.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.