Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5375
Authors: Oliveira, Helaine Araujo de
metadata.dc.contributor.advisor: Meira, Janeisi de Lima
Title: A formação continuada de professores para atuação na cibercultura: contribuições de um curso de extensão à luz das competências digitais
Keywords: Formação Continuada de Professores; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Competências Digitais; Cibercultura; Continuing Education for Teachers; Digital Information and Communication Technologies; Digital Competencies; Cyberculture
Issue Date: 27-Feb-2023
Citation: OLIVEIRA, Helaine Araujo de. A formação continuada de professores para atuação na cibercultura: contribuições de um curso de extensão à luz das competências digitais. 2023. 137f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Tocantins, 2023, Palmas
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa buscou analisar as contribuições de um curso de extensão online de formação continuada ofertado aos professores da rede pública estadual do Tocantins, na região de Arraias, com vistas ao desenvolvimento de competências digitais para atuar na cibercultura. Com a ubiquidade das TDIC, é emergente que a formação continuada seja ressignificada e que a integração das tecnologias digitais no processo formativo se faça presente, contribuindo com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), principalmente, frente às demandas impostas pela sociedade do conhecimento, que exige professores capacitados para atender estudantes cada vez mais imersos na cultura digital. Para isso, foi ofertado um curso de extensão na modalidade online, que contou com a participação voluntária de cinco professores. A fundamentação teórica consistiu na realização de uma RSL, com o intuito de fazer um levantamento de como as pesquisas têm abordado sobre a formação continuada de professores para o uso das TDIC. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Para tanto, utilizou-se os seguintes instrumentos: formulário de inscrição criado no Google Forms, oficinas ensinando a utilização do Google Classroom, Jamboard, Padlet, Google sites e o Software Superlogo 3.0. Os resultados indicaram que a ressignificação da formação continuada propiciou a ampliação dos conhecimentos dos professores-cursistas para além da teoria, aliando-a consideravelmente à prática e cotidiano de sala de aula. Dessa forma, essa pesquisa contribuiu com o processo formativo de professores, propiciando espaços de discussões, reflexões e compartilhamento de experiências entre os pares e pesquisadores.
Abstract: The present research sought to analyze the contributions of an online extension course of continuing education offered to teachers of the public state network of Tocantins, in the region of Arraias, with a view to the development of digital skills to act in cyberculture. With the ubiquity of ICTs, it is emergent that continuing education be given a new meaning and that the integration of digital technologies in the educational process be present, contributing to the development of knowledge, skills and attitudes (KBS), especially when faced with the demands imposed by the knowledge society, which requires trained teachers to meet students who are increasingly immersed in the digital culture. To this end, an extension course was offered in the online modality, with the voluntary participation of five teachers. The theoretical foundation consisted of an RSL, in order to survey how research has addressed the continuing education of teachers for the use of ICT. As for the methodological approach, this is a qualitative research. To do so, the following instruments were used: a Google Forms registration form, workshops teaching the use of Google Classroom, Jamboard, Padlet, Google sites and Superlogo 3.0 software. The results indicated that the re-signification of continuing education provided the expansion of the knowledge of the teacher-curriculants beyond theory, allying it considerably to the practice and daily routine of the classroom. Thus, this research has contributed to the teacher education process, providing spaces for discussion, reflection, and sharing of experiences among peers and researchers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5375
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helaine Araujo de Oliveira - Dissertação.pdf7.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.