Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5371
Autor(a): Sousa Filho, Pedro Pereira de
Orientador: Itoz, Clarete de
Título: Métodos de custeio para gestão de decisão em cooperativas de transporte de Araguaína-TO
Palavras-chave: Custos.;Despesas.;Métodos de custeio.;Cooperativas de transporte de Araguaina.
Data do documento: 11-Mai-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOUSA FILHO,Pedro Pereira de. Métodos de custeio para gestão de decisão em cooperativas de transporte de Araguaína-TO. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Tecnólogo em Gestão de Cooperativas. Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
Resumo: O presente estudo tem por finalidade demonstrar os métodos de custeio para a gestão de cooperativas. Para a área de gestão é importante diferenciar custos e despesas; custos fixos e variáveis; custos diretos e indiretos, pois isso faz diferença não somente no preço de custo do produto e/ou serviço, mas principalmente por proporcionar melhor dimensionamento dos gastos e dos custos das atividades e o retorno do investimento. Encontra-se a conceituação de contabilidade de custos e sua funcionalidade, além de apresentar também como funciona um modelo de gestão para a tomada de decisão dentro do espaço organizacional e no ambiente das cooperativas. Ainda, o estudo apresenta os métodos de custeio que são: custeio por absorção, custeio direto ou variável e custeio baseado em atividades-ABC. Diante dessas formas de custeio o atual estudo distingue a forma mais utilizada e aponta segundo a legislação comercial e fiscal qual é o único método de custeio aceito em nosso país. Através de uma pesquisa realizada, em 2 das cooperativas de transporte localizadas na cidade de Araguaína, buscaram conhecer quais os custos e despesas que essas cooperativas apresentam. Diante das respostas, foi possível se fazer uma analise, onde se observou que as demais apresentavam diversos custos e despesas idênticos, e alguns diferentes também, e buscou-se ao mesmo tempo saber se as cooperativas trabalhavam com algum desses métodos de custeio.
Abstract: This study aims to demonstrate the costing methods for cooperative management. For the area of management is important to differentiate costs and expenses; fixed and variable costs; direct and indirect costs, because it makes a difference not only in the cost price of the product and / or service, but mainly provide better scaling of expenditures and activities costs and return on investment. Is the concept of cost accounting and its functionality, and also present how a management model for decision making within the organizational space and the cooperative environment. Still, the study presents the costing methods are: absorption costing, direct or variable costing and activity-based costing, ABC. Faced with these forms of funding the current study distinguishes the most widely used form and points according to commercial and tax law which is the only cost method accepted in our country. Through a survey conducted in two transport cooperatives located in the city of Araguaína, they sought to know which costs and expenses that these cooperatives have. On the responses, it was possible to make an analysis, where it was observed that several others had similar costs and expenses, and some different too, and sought at the same time whether the unions worked with some of these costing methods.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5371
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