Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5339
Autor(a): Muniz, Ana Gabriella Coelho
Orientador: Ferreira, Ruhena Kelber Abrão
Título: Jogos eletrônicos e a Educação Física: entre lazer e as possibilidades pedagógicas
Palavras-chave: Educação física;Jogos eletrônicos;Lazer;Recreação
Data do documento: 28-Abr-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: MUNIZ, Ana Gabriella Coelho. Jogos eletrônicos e a Educação Física: entre lazer e as possibilidades pedagógicas. 2021. 25 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2023.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo discorrer sobre a relevância dos jogos eletrônicos e a educação física entre o lazer as suas possibilidades pedagógicas das crianças inseridas no contexto escolar, bem como seus benefícios no desenvolvimento de aprendizado das crianças. A partir disso, tendo por base uma pesquisa do tipo bibliográfica, optou-se por utilizar das referências de utilizadas nas disciplinas de Recreação, Lazer e Meio Ambiente, Práticas Corporais de Aventura, Educação Física na Educação Infantil e Jogos e Brincadeiras, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Miracema. A escolha pelas bibliografias destas disciplinas se deu pelo fato das mesmas apresentarem conteúdos relacionados as temáticas de jogo, jogos eletrônicos, infâncias e lazer, os quais são proposituras deste estudo. Logo, os jogos eletrônicos contribuem no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos por meio da didática do professor. Assim, os resultados alcançados mostram que dentre os vários tipos de jogos hoje existentes, os eletrônicos, de uma forma geral, ocupam espaço privilegiado na preferência dos alunos e se tornam uma ferramenta potente para o processo de ensinagem na educação física escolar.
Abstract: The present work aimed to discuss the relevance of electronic games and physical education between leisure and their pedagogical possibilities for children inserted in the school context, as well as their benefits in the development of children's learning. From this, based on a bibliographical research, it was decided to use the references used in the disciplines of Recreation, Leisure and Environment, Corporal Adventure Practices, Physical Education in Early Childhood Education and Games and Games, from the Degree in Physical Education from the Federal University of Tocantins, Miracema Campus. The choice for the bibliographies of these subjects was due to the fact that they present contents related to game themes, electronic games, childhood and leisure, which are the purposes of this study. Therefore, electronic games contribute to the development of the teaching and learning process of students through the teacher's didactics. Thus, the results achieved show that among the various types of games that exist today, electronic games, in general, occupy a privileged space in the preference of students and become a powerful tool for the teaching process in school physical education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5339
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