Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5336
Autor(a): Almeida, Edilene Costa de
Orientador: Burginski, Vanda Micheli
Título: Diálogos entre Paulo Freire e as pedagogias feministas a partir da extensão universitária
Palavras-chave: Feminismo;Contribuições de Paulo Freire;Pedagogia feminista;Educação popular;Extensão universitária
Data do documento: 27-Abr-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ALMEIDA, Edilene Costa de. Diálogos entre Paulo Freire e as pedagogias feministas a partir da extensão universitária. 2022. 75 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por título “Diálogos entre Paulo Freire e as pedagogias feministas a partir da extensão universitária” consiste no esforço em sistematizar de experiências desenvolvidas por um projeto de extensão universitária realizado junto ao grupo de mulheres da Associação Colônia de Pescadores/as Profissionais Artesanais Z-16 de Miracema do Tocantins e Tocantínia-TO (COPEMITO) no ano de 2019. Buscamos então evidenciar como as pedagogias feministas com seus métodos e conteúdos específicos, embasados na realidade e experiências das mulheres e numa perspectiva de gênero, ao envolver as mulheres como protagonistas do processo de ensino aprendizagem, contribui para o processo de autonomia das mulheres, de modo que essas possam incidir de maneira crítica e reflexiva na desconstrução da cultura patriarcal. É evidente e concreto as várias mudanças realizadas através de lutas e conquistas de mulheres, assim como as semelhanças entre o pensamento de Paulo Freire e a pedagogia feminista existem especialmente por meio da conscientização, do diálogo, da transformação social e da valorização da experiência. Constatamos que a pedagogia feminista tem influência do pensamento de Paulo Freire, bem como as pedagogias feministas influenciaram Paulo Freire. A experiência de extensão vivenciada junto ao grupo de mulheres da Colônia de pescadores/as (Copemito) nos demandou um esforço teórico-intelectual e ético-político articulado à uma proposta metodológica. Identificamos que quando a educação feminista se assenta na Educação Popular Freireana abre espaço para o diálogo acerca da desigualdade de gênero construindo com as mulheres uma forma de intervir na realidade, alterando valores e subjetividades, elemento primordial para recriar espaços e fortalecer as lutas sociais. Dessa forma, pensar numa atuação política pedagógica revolucionária é o compromisso com o processo educativo das mulheres para além da compreensão e intervenção em seus contextos, mas como um processo que é também de construção e desconstrução cultural.
Abstract: This Course Completion Work (TCC) is entitled “Dialogues between Paulo Freire and feminist pedagogies from the university extension” consists of the effort to systematize experiences developed by a university extension project carried out with the group of women of the Associação Colônia de Pescadores/As Artesanais Z-16 de Miracema do Tocantins and Tocantínia-TO (COPEMITO) in the year 2019. We then seek to highlight how feminist pedagogies with their specific methods and content, based on the reality and experiences of women and in a perspective By involving women as protagonists in the teaching-learning process, it contributes to the process of women's autonomy, so that they can have a critical and reflexive impact on the deconstruction of patriarchal culture. The various changes made through the struggles and conquests of women are evident and concrete, as well as the similarities between Paulo Freire's thought and feminist pedagogy exist especially through awareness, dialogue, social transformation and the appreciation of experience. We found that feminist pedagogy is influenced by Paulo Freire's thought, as well as feminist pedagogies influenced Paulo Freire. The extension experience lived with the group of women from the Fishermen's Colony (Copemito) demanded a theoretical-intellectual and ethical-political effort articulated to a methodological proposal. We identified that when feminist education is based on Freirean Popular Education, it opens space for dialogue about gender inequality, building with women a way of intervening in reality, changing values and subjectivities, a primordial element to recreate spaces and strengthen social struggles. In this way, thinking about a revolutionary pedagogical political action is the commitment to the educational process of women beyond understanding and intervening in their contexts, but as a process that is also of cultural construction and deconstruction.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5336
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