Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5334
Autor(a): Taveira, Raylanne De Sousa
Orientador: Locatelli, Cleomar
Título: A indicação da universidade como parceira da formação continuada de professores segundo os planos municipais da região Norte do Tocantins
Palavras-chave: Formação continuada;Parcerias;Planos Municipais de Educação;Continuing education;Partnerships;Municipal education plans
Data do documento: 15-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Raylanne De Sousa Taveira. A indicação da universidade como parceira da formação continuada de professores segundo os planos municipais da região Norte do Tocantins. 51 f. 2021. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal Do Tocantins, Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-To.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as metas e estratégias que tratam da formação continuada, nos Planos Municipais de Educação (PME) da região norte do estado do Tocantins, observando a indicação de parcerias para com a Universidade Federal do Tocantins/Campus de Tocantinópolis. A pesquisa desenvolvida possui metodologia bibliográfica e documental, visto que a principal fonte de investigação foram os PMEs de municípios que se encontram nas proximidades do Campus Universitário da UFT, em Tocantinópolis-TO. Quanto ao referencial teórico, a pesquisa tem fundamentação em autores como Àvalos (2011), Rodrigues (2004), Paula (2009) e Garcia (1999) dentre outros. Após a realização do estudo constata-se que apesar da formação continuada estar presente em todos os planos municipais, são escassas as estratégias ou indicações de parcerias com a UFT. Averiguou-se também que os PME’s mencionam Universidades Públicas, mas não especificam quais seriam essas instituições. Dessa forma, espera-se que o trabalho contribua com a reflexão sobre as parcerias que estão sendo realizadas para a efetivação da formação continuada, bem como a importância de inserir o Campus da UFT de Tocantinópolis como parceiro dessa formação em busca de melhorias no desenvolvimento educacional.
Abstract: The objective of this work is to analyze the goals and strategies that deal with Continuing Education, observing the existence of partnerships between the Municipal Education Plans in the North region and the Federal University of Tocantins. The research developed uses bibliographic and documentary methodology, and is qualitative in nature, where the analyzed data seek to diagnose the existence of partnerships in the continuing education process of Municipal Education Plans. The research is based on authors such as Àvalos (2011), Rodrigues (2004), Paula (2009), Garcia (1999) and documents such as The PNE 2014-2024 (Law n. 13.005, of June 25, 2014), and the SMEs. After the study was carried out, it was found that despite continuing education to be present in all municipal plans, most of them do not present strategies or indications for partnerships with the UFT. It was also found that SMEs mention Public Universities, but do not specify which would be these institutions. In this way, it is expected that the work contributes to the reflection on the partnerships that are being carried out for the realization of continuing education, as well as the importance of inserting the UFT Campus in Tocantinópolis as a partner in this training in search of improvements in educational development .
URI: http://hdl.handle.net/11612/5334
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Versao_Final-_Raylanne_-_pos_defesa_08-03-23_assinado_assinado.pdf609.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.