Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5333
Authors: Marinho, Jailma Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Camila Simões
Title: Raça e gênero no contexto escolar: professoras negras e sua influência na construção da identidade étnico-racial de alunas negras
Keywords: Estudantes Negras;Professora Negra;Educação das relações étnico-raciais;Gênero e Raça;Black Students;Black Woman Teacher;Ethno-Racial Relations Education;Gender and Race
Issue Date: 6-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Jailma Ribeiro Marinho. Raça e gênero no contexto escolar: professoras negras e sua influência na construção da identidade étnico-racial de alunas negras. 41 f. 2023. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal Do Tocantins, Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-To.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como tema central: mulher negra e escolarização. O objetivo geral consiste em analisar de que forma a presença/ausência de professoras negras em sala de aula pode influenciar na construção da identidade étnico-racial de alunas negras. No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: Identidade étnico-racial; Professoras negras; Mulheres negras; Alunas negras; Gênero e Raça. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com a colaboração de quatro mulheres negras. A análise de dados foi realizada através de análise de conteúdo, a partir da qual foi possível perceber que a presença de professoras negras influência de forma significativa na construção de identidade de meninas negras. Além disso, foi possível evidenciar que se a professora negra possuir uma construção de identidade racial positiva ela terá maior chance de contribuir na valorização da identidade étnico-racial de suas alunas e alunos.
Abstract: This work has as its central theme: black women and schooling. The general objective is to analyze how the presence/absence of black female teachers in the classroom can influence the construction of the ethnic-racial identity of black female students. The following themes were addressed in the theoretical framework: Ethnic and racial identity; Black teachers; Black women; Black students; Gender and Race. As for the methodology, this is a descriptive and exploratory research, with a qualitative approach. Data collection was carried out through semi- structured interviews, with the collaboration of four black women. The data analysis was performed through content analysis, from which it was possible to realize that the presence of black female teachers significantly influences the construction of identity of black girls. In addition, it was possible to evidence that if the black teacher has a positive racial identity construction, she will have a greater chance of contributing to the valorization of the ethno- racial identity of her students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5333
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC JAILMA VERSÃO FINAL-COM A FICHA.pdf931.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.