Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5333
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosa, Camila Simões-
dc.contributor.authorMarinho, Jailma Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-04-27T12:40:11Z-
dc.date.available2023-04-27T12:40:11Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.citationJailma Ribeiro Marinho. Raça e gênero no contexto escolar: professoras negras e sua influência na construção da identidade étnico-racial de alunas negras. 41 f. 2023. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal Do Tocantins, Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-To.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5333-
dc.description.abstractThis work has as its central theme: black women and schooling. The general objective is to analyze how the presence/absence of black female teachers in the classroom can influence the construction of the ethnic-racial identity of black female students. The following themes were addressed in the theoretical framework: Ethnic and racial identity; Black teachers; Black women; Black students; Gender and Race. As for the methodology, this is a descriptive and exploratory research, with a qualitative approach. Data collection was carried out through semi- structured interviews, with the collaboration of four black women. The data analysis was performed through content analysis, from which it was possible to realize that the presence of black female teachers significantly influences the construction of identity of black girls. In addition, it was possible to evidence that if the black teacher has a positive racial identity construction, she will have a greater chance of contributing to the valorization of the ethno- racial identity of her students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectEstudantes Negraspt_BR
dc.subjectProfessora Negrapt_BR
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectGênero e Raçapt_BR
dc.subjectBlack Studentspt_BR
dc.subjectBlack Woman Teacherpt_BR
dc.subjectEthno-Racial Relations Educationpt_BR
dc.subjectGender and Racept_BR
dc.titleRaça e gênero no contexto escolar: professoras negras e sua influência na construção da identidade étnico-racial de alunas negraspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema central: mulher negra e escolarização. O objetivo geral consiste em analisar de que forma a presença/ausência de professoras negras em sala de aula pode influenciar na construção da identidade étnico-racial de alunas negras. No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: Identidade étnico-racial; Professoras negras; Mulheres negras; Alunas negras; Gênero e Raça. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com a colaboração de quatro mulheres negras. A análise de dados foi realizada através de análise de conteúdo, a partir da qual foi possível perceber que a presença de professoras negras influência de forma significativa na construção de identidade de meninas negras. Além disso, foi possível evidenciar que se a professora negra possuir uma construção de identidade racial positiva ela terá maior chance de contribuir na valorização da identidade étnico-racial de suas alunas e alunos.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC JAILMA VERSÃO FINAL-COM A FICHA.pdf931.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.