Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5325
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Welison Portugal de-
dc.contributor.authorSantos, Robson Machado dos-
dc.date.accessioned2023-04-25T21:30:23Z-
dc.date.available2023-04-25T21:30:23Z-
dc.date.issued2023-04-25-
dc.identifier.citationSANTOS,Robson Machado dos. Comprometimento coletivo ou gestão de poder? Análise dos pontos fortes e pontos fracos em uma cooperativa agropecuária do sudeste paraense sob a ótica dos princípios cooperativista. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5325-
dc.description.abstractThe present work is the case study cooperative education in a farming cooperative paraense. A literature calls an attention for the relevant impact what the process of cooperative education in economic and social environment of these projects, since departing from cooperative principles, the guiding rules for the cooperative process. Objective to identify the cooperative relationship/cooperated, this work was divided into two parts: first, a reflection of the literature on the subject. In the second part was done a case study on the cooperative using semi-structure interview with the President of the mixed cooperative of farmers of the Carajás -COOPER-, and perusal of your status. The cooperative was chosen for the job because it is a local example of cooperative consolidated and of great importance to the small local farmer and for regional cooperation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectCooperativismo Agropecuário.pt_BR
dc.subjectPrincípios Cooperativistas.pt_BR
dc.titleComprometimento coletivo ou gestão de poder? Análise dos pontos fortes e pontos fracos em uma cooperativa agropecuária do sudeste paraense sob a ótica dos princípios cooperativista.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho constitui-se num estudo de caso e a educação cooperativista numa cooperativa agropecuária paraense. A literatura chama a atenção para o relevante impacto que o processo de educação cooperativista causa no ambiente econômico e social desses empreendimentos, visto que partem dos princípios cooperativistas, as regras norteadoras para o processo cooperativo. Como objetivo de identificar a relação cooperativa/cooperado, este trabalho foi estruturado em duas partes: primeiramente, foi feita uma reflexão da literatura sobre o assunto. Na segunda parte foi feito um estudo de caso na cooperativa utilizando-se de entrevista semiestruturada com o presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores da Região de Carajás – COOPER -, e leitura minuciosa de seu estatuto. A cooperativa foi escolhida para o trabalho por ser um exemplo local de cooperativismo consolidado e de grande importância para o pequeno agricultor local e para o cooperativismo regional.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Gestão de Cooperativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBSON MACHADO DOS SANTOS - TCC - COOPERATIVISMO.pdf516.95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.