Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5288
Authors: Pereira, Thalita Luthielle de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Zaíra Nascimento de
Title: O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Keywords: Inclusão social;Autismo
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: PEREIRA, Thalita Luthielle de Oliveira. O acompanhante terapêutico frente aos desafios de uma criança autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O texto a seguir baseou-se na experiência de um acompanhante terapêutico de uma criança autista no ambiente escolar. Os objetivos de pesquisa inicialmente desenhados no projeto tiveram como objetivo geral: aprofundar teoricamente sobre acompanhamento terapêutico em uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco em crianças autistas. Foram estipulados ainda os seguintes objetivos específicos: (i) realizar pesquisa bibliográfica de caráter exploratório a partir das categorias de pesquisa: acompanhante terapêutico, inclusão escolar e autismo; (ii) identificar, a partir de relato de experiência, como o acompanhante terapêutico lida com as demandas de crianças autistas na escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental; (iii) descrever ações possíveis para as relações: acompanhante terapêutico – criança autista; acompanhante terapêutico – escola; acompanhante terapêutico – currículo escolar e acompanhante terapêutico – professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir da pesquisa, compreendeu-se que o papel do acompanhante terapêutico escolar foi fundamental para mediar relações, flexibilizar demandas e para a adaptação e adequação curricular. Todos esses esforços do acompanhante terapêutico estiveram voltados para o melhor convívio da criança com a rotina escolar.
Abstract: The following text was based on the experience of a therapeutic companion of an autistic child in the school environment. Research objectives initially designed in the project had the general objective of theoretically deepening therapeutic monitoring in a school in the early years of Elementary Education, focusing on autistic children. The following specific objectives were stipulated: (i) to carry out exploratory bibliographical research based on research categories: therapeutic companion, school inclusion and autism; (ii) to identify, based on experience report, how therapeutic companion deals with autistic children demands in elementary school; (iii) to describe possible actions in the following relationships: therapeutic companion – autistic child; therapeutic companion – school; therapeutic companion – school curriculum and therapeutic companion – elementary school teacher. Based on this research, it was understood that school therapeutic companion role was fundamental to mediate relationships, make demands more flexible and to adequate and adapt the curriculum. All these therapeutic companion efforts were aimed for child's better interaction with school routine.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5288
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Thalita - 06abr_sem CA (1).pdf753.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.