Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5275
Autor(a): Costa, Thaylane Silva
Orientador: Fonseca, Bruno Costa da
Título: “Para além do enem”: as representações sociais dos diversos públicos envolvidas no “programa de acesso democrático à universidade” – padu.
Palavras-chave: Responsabilidade social.;Representações sociais.;Universidade.
Data do documento: 10-Abr-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: COSTA,Thaylane Silva. “Para além do enem”: as representações sociais dos diversos públicos envolvidas no “programa de acesso democrático à universidade” – padu. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo descrever as diferentes representações sociais do público envolvido no Programa de Acesso Democrático a Universidade (PADU) e identificar sua relação com a responsabilidade social. Assim, para além da responsabilidade social entendida como uma obrigação das empresas capitalistas convencionais este trabalho faz uma análise a partir de uma Instituição de Ensino Superior (IES), ou seja, a aproximação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) junto à comunidade na qual está inserida através do cursinho popular do PADU. Esta pesquisa se classifica como uma pesquisa qualitativa e exploratória, tendo como métodos de coletas de dados a pesquisa bibliográfica, documental e a realização de 28 entrevistas abertas. Os principais resultados demostram que, embora haja pouco apoio das instâncias superiores da Universidade, O PADU se coloca como uma alternativa viável a uma parcela da sociedade da Araguaína-TO que não teriam condições de ingressar em um curso superior através de um cursinho convencional, para os envolvidos a representação predominante é de um Programa que tem de fato o poder de mudar a realidade das pessoas, inclusive proporcionando aos professores sua experiência profissional.
Abstract: The main purpose of this article is to describe the different social representations of the public involved in the Program of Democratic Access to the University (PADU) and to identify its relation with social responsibility. Thus, in addition to the social responsibility understood as an obligation of the conventional capitalist companies, this work analyzes from a Higher Education Institution (IES), that is, the approach of the Federal University of Tocantins (UFT) to the community in which is inserted through the popular PADU curriculum. This research is classified as a qualitative and exploratory research, having as methods of collecting data the bibliographical research, documentary and the accomplishment of 28 open interviews. The main results show that, although there is little support from the higher levels of the University, PADU is a viable alternative to a portion of the Araguaína -TO society that would not be able to enter a university course through a conventional course, Para those involved the predominant representation is of a Program that has in fact the power to change the reality of people, including providing teachers with their professional experience.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5275
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