Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5246
Autor(a): Santos, Regiane Alves dos
Orientador: Carmo, Gabriela Fernanda do
Título: Inovação pedagógica na formação acadêmica: a experiência de monitoria de inovação pedagógica no curso de Pedagogia
Palavras-chave: Autonomia acadêmica;Metodologia Ativa;Protagonismo;Inovação
Data do documento: 30-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SANTOS, Regiane Alves dos. Inovação pedagógica na formação acadêmica: a experiência de monitoria de inovação pedagógica no curso de Pedagogia. 2022. 79 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
Resumo: O presente trabalho discorre numa perspectiva teórica e interpretativa à temática da ‘Inovação Pedagógica na Formação Acadêmica, buscando superar o modelo estático do transmitir conhecimento, uma visão simplista e automática de acadêmicos que apenas reproduzem, em vez de construir a autonomia intelectual e atitudinal. As discussões que circumdam a temática envolvem a construção do conhecimento científico por meio da Inovação Pedagógica, como adjuntora do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP), de forma a despertar na comundidade acadêmica o protagonismo e a autonomia na sistematização desse conhecimento, trazendo a proposta de Monitorias de Inovação Pedagógica como práticas sustentadas nas Metodologias Ativas de Aprendizagem. Assim, por meio de uma pesquisa com os Monitores de Inovação Pedagógica, recorrendo ao método qualitativo, levanta-se à recomendável reflexão: quais as contribuições que o Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP) traz para a formação acadêmica? Apresentando possíveis contibuições do PIIP a partir do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) na formação acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, campus de Miracema, tornando-se um propoussor para novas possibilidades de condições de estudos e aprendizagens.
Abstract: The present work discusses in a theoretical and interpretative perspective the theme of 'Pedagogical Innovation in Academic Training, seeking to overcome the static model of transmitting knowledge, a simplistic and automatic view of academics that only reproduce, instead of building intellectual and attitudinal autonomy. The discussions that surround the theme involve the construction of scientific knowledge through Pedagogical Innovation, as an adjunct to the Institutional Program of Pedagogical Innovation (PIIP), in order to awaken in the academic community the protagonism and autonomy in the systematization of this knowledge, bringing the proposal of Pedagogical Innovation Monitoring as sustained practices in Active Learning Methodologies. Thus, through a survey with the Pedagogical Innovation Monitors, using the qualitative method, a commendable reflection arises: what contributions does the Institutional Program for Pedagogical Innovation (PIIP) bring to academic training? Presenting possible contributions of the PIIP from the Pedagogical Innovation Project (PIP) in the academic formation of the Pedagogy course at the Federal University of Tocantins, Miracema campus, becoming a propussor for new possibilities of study and learning conditions.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5246
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regiane Alves dos Santos - Monografia.pdf2.37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.