Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDionysio, Renata Barbosa-
dc.contributor.authorAlmeida, Rosania Silva de-
dc.date.accessioned2023-03-24T18:39:22Z-
dc.date.available2023-03-24T18:39:22Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationALMEIDA, Rosania Silva de. Quimarelinha - uma proposta pedagógica para o ensino de cinética química para 2º série do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Hélio de Sousa Bueno do munícipio de Nova Olinda - TO. 2016. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5229-
dc.description.abstractThis work presents the Quimarelinha game as a fun tool for the teaching of chemical kinetics. The recreational activities are a natural consequence of the motivation; it assists the student in the construction of knowledge before the teaching-learning process, besides of facilitating the proximity of the student with the content. Thus, the game aims to give to the subject a method that is used a simple language, funny, attractive and enjoyable to learn Chemistry, since lack of motivation is the main cause of the lack of interest of students, often brought about by the methodology used by the teacher to pass the content of monotonous way. Anyway, it is possible to affirm that educational games have a paramount importance in Chemistry Teaching, since students showed up motivated with the content approached through the game. Thus, teaching is not limited to theoretical and traditional classes, as the memorization of content. It is believed that the playful tools are a teaching strategy that can facilitate the Chemistry Teaching in the classroom of a different and fun way because alternatives that influence the development of the student and stimulates your capacity of judgment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectJogos Didáticos,pt_BR
dc.subjectCinética Químicapt_BR
dc.subjectChemistry Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Gamespt_BR
dc.subjectChemical Kinetics.pt_BR
dc.titleQuimarelinha - uma proposta pedagógica para o ensino de cinética química para 2º série do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Hélio de Sousa Bueno do munícipio de Nova Olinda - TO.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o jogo Quimarelinha como uma ferramenta lúdica para o ensino de cinética química. As atividades lúdicas têm como conseqüência natural a motivação, pois auxilia o aluno na construção do conhecimento frente ao processo de ensino aprendizagem, além de facilitar a proximidade do aluno com o conteúdo. Dessa maneira, o jogo tem por objetivo proporcionar ao sujeito um método que se empregue de uma linguagem simples, divertida, atraente e prazerosa de se aprender Química, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos de forma monótona. Enfim, é possível afirmar que os jogos lúdicos têm suma importância no Ensino de Química, uma vez que os alunos mostraram-se motivados com o conteúdo abordado através do jogo. Assim, o ensino não se limita somente a aulas teóricas e tradicionais, como a memorização de conteúdos. Acredita-se, que as ferramentas lúdicas são uma estratégia didática que podem facilitar o Ensino de Química na sala de aula de uma forma diferenciada e divertida, pois alternativas que influenciam no desenvolvimento do aluno e estimula a sua capacidade de discernimento.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSANIA SILVA DE ALMEIDA - TCC - QUÍMICA.pdf621.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.