Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5219
Authors: Silva, Edvaldo Nunes da
metadata.dc.contributor.advisor: Sassonia, Rogério Côrte
Title: Papiloscopia:
Keywords: Química forense;Papiloscopia;Impressão latente;Ensino de Química;Forensic chemistry;Papiloscopy;Latent fingerprint;Teach of Chemistry.
Issue Date: 24-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Edvaldo Nunes da. Papiloscopia: o uso da química na identificação humana e no ensino de química. 2016. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: A ficção científica desperta muita atenção quanto aos conteúdos de química. A química forense será abordada neste trabalho em relação às práticas envolvendo a Papiloscopia como procedimento na resolução de crimes e como metodologia no ensino de Química. A prática pedagógica proposta pode ser usada para atrair o interesse dos alunos uma vez que a química forense é largamente problematizada e invocada em produções cinematográficas. Portanto, se propõe, neste trabalho, alternativas ao ensino tradicional. O que ajuda na construção do conhecimento e do entendimento dos conteúdos de química. Será por meio da demonstração da aplicabilidade da química forense na Papiloscopia, na revelação de impressões latentes, onde se procurará demonstrar o conhecimento químico mais aplicado na vida dos alunos, possibilitando maior relação dos conteúdos de química trabalhados em sala de aula com o cotidiano dos discentes. A papiloscopia é essencial no processo de individualização humana. Serão apresentados neste trabalho alguns métodos de colher impressões latentes através de reagentes químicos em diversos tipos de superfícies. O objetivo do ensino de química na formação do cidadão, implica, sobretudo, a abordagem de informações químicas fundamentais, que possibilita ao aluno interagir com a sociedade na tomada de decisões. A papiloscopia é o estudo das pequenas cristas, sulcos de fricção e padrões de vale existentes na face interna dos dedos, mãos e pés. Este estudo, através de princípios químicos próprios, se torna um sistema eficiente de identificação humana capaz de identificar qualquer indivíduo por características físicas, baseadas em princípios cientificamente comprovados, por meio de dados inexauríveis e imutáveis e com alto grau de precisão.
Abstract: Science fiction shows much about chemistry and draw attention of many people. Forensic chemistry is presented in this work as its practices related to Papiloscopy in solving crimes and as a methodology to teach Chemistry. The pedagogical practice proposed can be used to get attention of students since forensic chemistry is largely involved in cinematography productions. This work shows alternatives to traditional teaching that helps in the development of chemical knowledge and in the understanding of chemical subjects. Through forensic chemistry used in Papiloscopy in the revelation of latent impressions that will be demonstrated the applied chemical knowledge to students lives and underlining the relation of chemical subjects of students classes with day life. Papiloscopy is essential in the process of human individualization. This work will show some methods to take latent impressions using chemicals on several types of surfaces. The aim of teaching chemistry during citizen formation means mainly offer chemical information needed by students to interact to society in making decisions. Papiloscopy studies the tiny ridges, whorls and valley patterns on the tip of each finger and on surface of hands and feet. This study, through its own chemical principles, becomes an efficient system of human identification capable of identifying any individual by physical characteristics, based on scientifically proven principles, through inexhaustible and immutable data with a high degree of precision.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5219
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDVALDO NUNES DA SILVA - TCC - QUÍMICA.pdf2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.