Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5170
Authors: Silva, Lívia Fernandes da
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, José Expedito Cavalcante da
Title: Avaliação do diagnóstico do desempenho dos alunos do ensino médio na olimpíada tocantinense de química:
Keywords: Olimpíada de Química;Diagnostico de Aprendizagem;Ensino Médio;Chemistry Olympiad;Diagnosis of Learning;Teaching average.
Issue Date: 20-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Lívia Fernandes da. Avaliação do diagnóstico do desempenho dos alunos do ensino médio na olimpíada tocantinense de química: um estudo de caso do programa olimpíadas nacionais de química. 2015. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda o estudo prospectivo visando avaliar o desenvolvimento de aprendizado dos alunos do Ensino Médio do Tocantins a respeito da percepção dos conteúdos programático curriculares, frente às respostas as questões problemas dos exames da Olimpíada Tocantinense e Química (OTQ) 2015. Também procura relacionar esse grau de conhecimento com suas possíveis causas. O estudo foi desenvolvido com o intuito de verificar se há ou não, uma maior aprendizagem do aluno em determinados conteúdos e como esse conhecimento se efetiva em uma avalição somativa. Foram analisadas todas as questões dos exames da OTQ com os seus respectivos conteúdos. As investigações aos conteúdos presentes nos itens selecionados tiveram como proposta analisar o desempenho e os saberes epistemológicos dos alunos. Com os resultados obtidos pôde-se verificar que o desempenho da rede pública foi inferior a rede particular em todos os anos e que a evolução de aprendizados dos conteúdos se mostrou mais desuniforme na rede pública demostrando descontinuidade na compreensão dos conteúdos.
Abstract: This paper addresses the prospective study to evaluate the learning development of the Tocantins high school students about the perception of curricular programmatic content, in face of the answers to the problem questions of exams from the Tocantins and Chemistry Olympiad (OTQ) in 2015. It also seeks to relate this degree of knowledge with their possible causes. The study was conducted in order to check whether or not there is a higher student learning in specific content and how this knowledge is effective in a summative evaluation. They were analyzed all exam questions of OTQ with their respective contents. Investigations to present content on selected items had as propose to analyze the performance and epistemological knowledge of students. With the results could be seen that the performance of the public network was more inferior than private schools in all the years and the evolution of the learning of contents was more uneven in the public network demonstrating discontinuity in the understanding of the content.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5170
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