Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5157
Autor(a): BARBOSA, Ana Paula Mendes
Orientador: OLIVEIRA, Sinval de
Título: 00Contribuições para a formação inicial de professores de matemática no campo da docência com deficientes visuais.
Palavras-chave: Ensino Inclusivo,;Deficiência Visual,;Formação Matemática,;Inclusive Teaching,;Visual Impairmet,;Mathematical Formation.
Data do documento: 20-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: BARBOSA, Ana Paula Mendes. CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CAMPO DA DOCÊNCIA COM DEFICIENTES VISUAIS. 2017. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
Resumo: A formação dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática para o trabalho com alunos deficientes visuais, da Universidade Federal do Tocantins do campus de Araguaína-TO, é o centro de nosso trabalho. A questão problematizadora foi delineada da seguinte forma: Como fomentar a formação inicial de professores de matemática para o trabalho didático com alunos deficientes visuais a partir do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática? O objetivo geral foi expresso em termos de propor ações que enriqueçam a formação dos alunos do curso para a docência com deficientes visuais. A metodologia estabelecida foi a de natureza bibliográfica. Como principal resultado elaborou-se uma proposta de disciplina para o Curso, cujo teor articula questões teóricas e práticas que decorrem da Educação Matemática e da Educação Inclusiva.
Abstract: The training of the students of the Degree in Mathematics for the work with visually impaired students, from the Federal University of Tocantins, university campus of Araguaína-TO, is the center of our work. The problematizing question was outlined as follows: How to foment the initial formation of mathematics teachers for the didactic work with visually impaired students from the Pedagogical Project of the Degree in Mathematics? The general objective was expressed in terms of proposing actions that enrich the training of students of the course for teaching with the visually impaired. The established methodology was of a bibliographic nature. As main result, a course proposal was elaborated for the Course, whose content articulates theoretical and practical issues that derive from Mathematics Education and Inclusive Education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5157
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA MENDES BARBOSA - TCC - MATEMÁTICA.pdf323.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.