Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5157
Authors: BARBOSA, Ana Paula Mendes
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Sinval de
Title: 00Contribuições para a formação inicial de professores de matemática no campo da docência com deficientes visuais.
Keywords: Ensino Inclusivo,;Deficiência Visual,;Formação Matemática,;Inclusive Teaching,;Visual Impairmet,;Mathematical Formation.
Issue Date: 20-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BARBOSA, Ana Paula Mendes. CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CAMPO DA DOCÊNCIA COM DEFICIENTES VISUAIS. 2017. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
metadata.dc.description.resumo: A formação dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática para o trabalho com alunos deficientes visuais, da Universidade Federal do Tocantins do campus de Araguaína-TO, é o centro de nosso trabalho. A questão problematizadora foi delineada da seguinte forma: Como fomentar a formação inicial de professores de matemática para o trabalho didático com alunos deficientes visuais a partir do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática? O objetivo geral foi expresso em termos de propor ações que enriqueçam a formação dos alunos do curso para a docência com deficientes visuais. A metodologia estabelecida foi a de natureza bibliográfica. Como principal resultado elaborou-se uma proposta de disciplina para o Curso, cujo teor articula questões teóricas e práticas que decorrem da Educação Matemática e da Educação Inclusiva.
Abstract: The training of the students of the Degree in Mathematics for the work with visually impaired students, from the Federal University of Tocantins, university campus of Araguaína-TO, is the center of our work. The problematizing question was outlined as follows: How to foment the initial formation of mathematics teachers for the didactic work with visually impaired students from the Pedagogical Project of the Degree in Mathematics? The general objective was expressed in terms of proposing actions that enrich the training of students of the course for teaching with the visually impaired. The established methodology was of a bibliographic nature. As main result, a course proposal was elaborated for the Course, whose content articulates theoretical and practical issues that derive from Mathematics Education and Inclusive Education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5157
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA MENDES BARBOSA - TCC - MATEMÁTICA.pdf323.95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.