Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5108
Autor(a): BASTOS, Juslainy dos Santos
Orientador: MELO, Elisangela Aparecida Pereira de
Título: A formação de professores indígenas na perspectiva da etnomatemática:
Palavras-chave: Etnomatemática,;Formação do professor indígena,;Ensino e aprendizagem de Matemática,;Ethnomatematics,;Training of indigenous teachers,;Teaching and learning of mathematics.
Data do documento: 15-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: BASTOS, Juslainy dos Santos. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA:. 2016. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo, apresentar as contribuições advindas de dissertações e teses defendidas e publicadas entre os anos de 2005 a 2014 que tratam da formação de professores indígenas na área de Educação Matemática. A investigação fundamentou-se na abordagem da pesquisa qualitativa bibliográfica, com vista a responder a seguinte questão de investigação: Em que termos formativos dos professores indígenas as dissertações e teses publicadas na área de Educação Matemática defendidas e publicadas nos anos de 2005 a 2014 apontam práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem das matemáticas na e para formação de professores indígenas? Assim, foram analisados dez trabalhos entre dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior de diferentes regiões e estados brasileiros. As análises provenientes das leituras dessas dissertações e teses destacam que os pesquisadores realizaram suas investigações em comunidades indígenas na perspectiva da etnomatemática, destacando em seus trabalhos os distintos processos de formação dos professores indígenas e como ocorrem o ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas indígenas. Como um ponto de partida este estudo evidência a partir dos referenciais adotados pelos pesquisadores que é possível associar uma proposta de formação de professores que envolva o estudo da Matemática escolar com as práticas cotidianos dos professores de modo a propiciar outras ações didáticas e pedagógicas a partir da investigação das práticas matemáticas existentes contextos indígenas.
Abstract: This study aims to present the contributions from dissertations and theses defended and published between the years 2005 to 2014 dealing with the training of indigenous teachers in mathematics education area. The research was based on bibliographic qualitative research approach in order to answer the following research question: Which terms of training of indigenous teachers dissertations and theses published in Mathematics Education area defended and published in the years 2005 to 2014 show pedagogical practices for teaching and learning of mathematics in and for training indigenous teachers? Like this, they were analyzed ten works including dissertations and theses Graduate Programs higher education institutions from different regions and states. Analyzes from the readings of these theses and dissertations highlight that researchers conducted their research in indigenous communities from the perspective of Ethnomathematics, highlighting in its work the different formation processes of indigenous teachers and how they occur teaching and mathematics learning in indigenous schools. As a starting point, this study evidence from references adopted by researchers that can be associated with a proposal for teacher training that involves the study of school mathematics with the everyday practices of teachers in order to provide other educational and pedagogical actions from the investigation of mathematical contexts existing indigenous practices.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5108
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