Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5080
Autor(a): Moraes, Paulo Henrique da SIlva
Orientador: Vas, Braz Batista
Título: Smartphones e ensino de história:
Palavras-chave: Smartphone;Aulas de História;Smartphone;Aulas de História;Ferramenta Pedagógica;Smartphone;History;Educational Tool.
Data do documento: 13-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: MORAES, Paulo Henrique da Silva. Smartphones e ensino de história: ferramenta pedagógica ou elemento de distração? 2017. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
Resumo: Os smartphones estão ganhando cada vez mais espaço nas aulas de História. A ferramenta às vezes tem se tornado um problema para o professor, pois se tornou um inimigo, porque os alunos não o usam, necessariamente, como fonte de pesquisa, e sim como instrumento de entretenimento e diversão. Nesse sentido o o aparelho pode atrapalhar muito e tirar a concentração dos alunos. O uso inadequado desse equipamento pode prejudicar a aprendizagem e a concentração dos estudantes. Muitos professores tentam usar a ferramenta de forma pedagógica, para os alunos fazerem pesquisa, por exemplo, pois cabe ao professor usar esse dispositivo móvel de forma adequada, para que sejam eficazes e não gerem distração aos alunos. Nesse sentido, verifica-se que muitos alunos não usam o equipamento no horário escolar para estudar, mas o utilizam para entrar nas redes sociais e também para brincar de jogos online. Geralmente o professor não sabe usar os smartphones de forma que sejam didaticamente eficientes na disciplina de História. A presente pesquisa busca saber um pouco se o uso dos smartphones estão afetando a aprendizagem dos alunos ou não nas aulas de História. Tenta saber também como a escola lida com a inserção desses equipamentos em sala de aula, principalmente, nas aulas de História. Buscamos analisar também a experiência dos professores de História que usaram o smartphone em suas aulas.
Abstract: Smartphones are gaining more and more space in History classes. There is also a theme for the teacher, because it is an instrument, because students do not necessarily use it as a source of research, but as an instrument of entertainment and fun. In this sense, the device can get in the way of a lot of students. The use of the concept of equipment can impair student learning and concentration. Many teachers use a pedagogical formulation tool, for students to do research, for example, apply to the teacher using that mobile device properly, so that they are effective and do not distract students. In this sense, make sure that many students do not use the equipment not to study to study, but also to use in social networks and also to play online games. Usually the teacher does not know how to use smartphones in a way that is docilely efficient in the discipline of History. The present research seeks to know a little if using smartphones is affecting students' learning or not in history classes. It also tries to know how a school deals with an insertion of equipment in the classroom, mainly in History classes. We also sought to analyze the experience of History teachers who used the smartphone in their classes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5080
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