Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5039
Autor(a): Murcilio, Antonio Neto Oliveira
Orientador: Campos, Carla Fonseca Alves
Título: Caracterização do mercado e perfil do consumidor de ovos de galinhas comercializados no município de Araguaina-TO
Palavras-chave: Avicultura;Consumo de ovos;Armazenamento de ovos;Temperatura;Comercialização;Poultry farming;Egg consumption;Egg storage;Temperature;Commercialization
Data do documento: 22-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: MURCILIO, Antonio Neto Oliveira. Caracterização do mercado e perfil do consumidor de ovos de galinhas comercializados no município de Araguaina-TO. 2022. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Zootecnia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
Resumo: O Brasil é um país responsável por 3,3% de toda a produção de ovos mundial e o 5° maior exportador do mundo, como o consumo per capita de 251 unidades por habitante ano de ovos em uma produção chegando à casa de 54,5 bilhões de unidades por ano. Neste sentido esse trabalho objetiva pesquisar o perfil do consumidor e o perfil do mercado de ovos de galinha no município de Araguaína. A pesquisa foi realizada nas dependências da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), no campus da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), através de questionários digital direcionado aos consumidores de ovos e aos estabelecimentos de comercialização de ovos no município de Araguaína – TO, além de uma avaliação no setor de armazenamento e comercialização do ovo ao consumidor. Os dados obtidos e coletados foram analisados e tabulados em gráficos e tabelas que apresenta o perfil sociodemográfico dos consumidores, assim como a sua frequência de consumo, importantes fatores que influenciam na hora da compra, assim como forma, preferência e motivo pelo consumo do ovo. No perfil dos mercados foram traçados dados de porte, quantidade de venda, marcas de origem dos ovos, principais formas de comercialização, classe de ovos comercializados, a importância da comercialização do ovo para o estabelecimento e as análises de temperatura e humidade de ambiência, temperatura da casca e da embalagem dos ovos assim como análise das condições de armazenamento e conservação do ovo. Resultando na elaboração do perfil do consumidor com preferências em ovos do tipo comercial (da granja), em especial do tipo branco e classificado como grande. Denotando que os estabelecimentos buscam seguir os critérios do consumidor para sua comercialização de ovos, buscando oferecer ovos de acordo com a demanda exigida pelo consumidor, no entanto, é perceptível que os resultados demonstra quer os estabelecimentos não seguem à risca o disposto nas normas de portaria da legislação Brasileira que regulamenta a comercialização de ovos no Brasil, armazenando e comercializando ovos com temperaturas superiores às recomendadas e com alojamento inadequado no estabelecimento.
Abstract: The Brazil is a country responsible for 3.3% of all world egg production and the 5th largest exporter in the world, with per capita consumption of 251 units per inhabitant year of eggs in a production reaching around 54.5 billion units per year. In this sense, this work aims to research the consumer profile and the profile of the chicken egg market in the municipality of Araguaína. The research was carried out on the premises of the Federal University of Norte do Tocantins (UFNT), on the campus of the School of Veterinary Medicine and Zootechnics (EMVZ), through digital questionnaires directed at egg consumers and egg sales establishments in the municipality of Araguaína – TO, in addition to an evaluation in the sector of storage and commercialization of the egg to the consumer. The data obtained and collected were analyzed and tabulated in graphs and tables that present the sociodemographic profile of consumers, as well as their frequency of consumption, important factors that influence the time of purchase, as well as the form, preference and reason for consuming the egg. In the profile of the markets, data on size, sales quantity, brands of origin of the eggs, main forms of commercialization, class of commercialized eggs, the importance of the commercialization of the egg for the establishment and the analyzes of ambient temperature and humidity, temperature egg shell and packaging, as well as an analysis of egg storage and conservation conditions. Resulting in the elaboration of the consumer profile with preferences for commercial type eggs (from the farm), especially the white type and classified as large. Denoting that the establishments seek to follow the consumer criteria for their egg sales, seeking to offer eggs according to the demand demanded by the consumer, however, it is noticeable that the results demonstrate that the establishments do not strictly follow the provisions of the ordinance norms of the Brazilian legislation that regulates the commercialization of eggs in Brazil, storing and commercializing eggs with temperatures higher than the recommended ones and with inadequate accommodation in the establishment.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5039
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