Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4998
Autor(a): Silva, Camilo Machado da
Orientador: Silva, Marivaldo Cavalcante da
Título: A importância da educação ambiental no parque Cimba no ano de 2016.
Palavras-chave: Educação Ambiental;Cimba;Ensino de Geografia
Data do documento: 10-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Camilo Machado da. A importância da educação ambiental no parque Cimba no ano de 2016. 2016. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
Resumo: A Educação Ambiental está sendo discutida desde a segunda metade do século XX, essa segunda metade foi marcada pala inserção da Educação Ambiental no âmbito da sociedade, propondo então praticas que proporcionem melhorias na relação sociedade e natureza. A ciência Geografia por sua vez traz mediantes contexto sobre essa temática, sendo como ciência ou disciplina, dessa forma o estudo do espaço pela a Geografia abrange também a Educação ambiental pela a importância da mesma na sociedade. Fazendo uma ligação com o Ensino de Geografia e a EA, buscando compreender teoricamente como a ciência Geográfica se identifica com as questões ambientais, compreendendo como este trabalho pode nos apoiar para o ensino da EA dentro da sala de aula. O presente trabalho tem por finalidade compreender a Educação Ambiental no entendimento dos visitantes do Parque Ecológico Cimba. Para a construção deste trabalho foram feitas pesquisas e leituras, buscando desta maneira compreender o que e para que a EA, autores como LEFF (2006) DIAS (2004) MARCATTO (2002) e os PCNs, abordando sobre a questão ambiental, como também ANDRADE (1987) MOREIRA (2008) SANTOS (2006) SANTOS (1988) abordando sobre a Geografia, também usando teses por exemplo, PEREIRA (2013) OLIVEIRA (2007) E RIBEIRO (2012). Sendo parte principal desse trabalho a pesquisa realizada por meio de questionário, buscando então dados no caso aqui as respostas dos visitantes, para que tenhamos o suporte que dará uma maior ênfase no trabalho, representando os dados obtidos por meio de gráficos de pizza, facilitando a leitura e o entendimento dos dados.
Abstract: Environmental education is being discussed since the second half of the 20th century, the second half was marked by the inclusion of environmental education in the context of society, proposing so that practices provide improvements in respect of society and nature. The Geography science in turn brings on this thematic context by being as science or discipline, thus the study of space by the Geography also covers environmental education by the importance of the same in society. Placing a call with the teaching of Geography and EA, seeking understanding theoretically how Geographical science identifies with environmental issues, understanding how this work can support us for the teaching of and inside the classroom. The present work aims to understand the environmental education in the understanding of the Ecological Park Cimba visitors. For the construction of this work were made research and readings, seeking in this way to understand what to EA, authors such as LEFF (2006) DIAS (2004) MARCATTO (2002) and the PCNs, addressing about environmental issues, as well as ANDRADE (1987) MOREIRA (2008) SANTOS (2006) SANTOS (1988) covering the geography, also using theses for example, PEREIRA (2013) OLIVEIRA (2007) and RIBEIRO (2012). As part of this work the research conducted through a questionnaire seeking data in the case here, then the responses of visitors, so that we have the support that will give a greater emphasis on work, representing the data obtained through pie charts, making it easier to read and understanding the data.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4998
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILO MACHADO DA SILVA - TCC - GEOGRAFIA.pdf938.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.