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dc.contributor.advisorSilva, Elias da-
dc.contributor.authorFarias, Reginaldo da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-10T00:15:51Z-
dc.date.available2023-03-10T00:15:51Z-
dc.date.issued2023-03-09-
dc.identifier.citationFARIAS, Reginaldo da Silva. Impactos da Ferrovia Norte - Sul no município de Babaçulândia - TO. 2015. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4974-
dc.description.abstractThis work has as main objective to analyze the impacts and the difficulties encountered by people who are located the banks of the North-South railway in the city of Babaçulândia- TO. Throughout the text here discoursed, the impacts caused by the project are pointed out in their territorial dimension and addressed the use of the territory and the occupation of space by the railway, altering the shape of babaçulandense territory. In this regard, it should also be noted that developments like this are deployed in the country seeking new economic challenges of Brazil in the twenty-first century, and the railroad comes as cargo transportation alternative of large soybean producers. A point here emphasized is that the territorial space of Tocantins and Babaçulândia is used as a national integration link faster and cheaper transport, given that there are interconnections between the port of Itagui in São Luis do Maranhão and the port of Santos in Sao Paul, particularly in view of the consolidation of multimodal transport.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectImpactospt_BR
dc.subjectFerrovia Norte –Sulpt_BR
dc.subjectBabaçulândia TOpt_BR
dc.subjectImpactspt_BR
dc.subjectRailroad North-South.pt_BR
dc.titleImpactos da Ferrovia Norte - Sul no município de Babaçulândia - TO.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo primordial analisar os impactos e as dificuldades encontradas pelas pessoas que estão localizados as margens da ferrovia Norte-Sul no município de Babaçulândia-To. Ao longo do texto aqui discorrido, são apontados os impactos causados pelo empreendimento na sua dimensão territorial e abordado o uso do território e a ocupação do espaço pela ferrovia, alterando a forma do território babaçulandense. Neste sentido, é oportuno também destacar que, empreendimentos como estes são implantados no país visando os novos desafios econômicos do Brasil no Século XXI, e a ferrovia vem como alternativa de transporte de carga dos grandes produtores de soja. Um ponto aqui destacado é que o espaço territorial do Tocantins e de Babaçulândia é usado como um elo de integração nacional de transporte rápido e barato, haja vista que há interligações entre o porto de Itaqui em São Luiz do Maranhão e o porto de Santos em São Paulo, particularmente na perspectiva da consolidação dos transportes multimodal.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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