Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4880
Autor(a): Santos, Mayelle Brito dos
Orientador: Rodrigues, Rosimeire Aparecida
Título: Residência Pedagógica em tempos pandêmico: o ensinar através das tecnologias e mídias digitais
Palavras-chave: Residência Pedagógica;Ensino Remoto;Produção de vídeos;Mídias Digitais
Data do documento: 6-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Santos, Mayelle Brito dos. Residência Pedagógica em tempos pandêmico: o ensinar através das tecnologias e mídias digitais. 44 f. Monografia de Graduação - Curso de Pedagogia. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022.
Resumo: Este estudo consiste em relatos de campo das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagogia, visando o ensino remoto e suas práticas de ensino com o uso das mídias digitais como recurso pedagógico. A pesquisa teve como metodologia, a abordagem qualitativa. O processo de desenvolvimento do programa foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Lucília com o apoio da professora regente na implementação das atividades e da preceptora que apoiou e incentivou a pesquisa pedagógica no direcionamento das atividades e na prática de novos métodos para o ensino. A pesquisa em seu desenvolvimento visa estudar o aceleramento do uso das mídias digitais no cotidiano e principalmente no período pandêmico, e com isso, a possibilidade de ser como recurso educacional, dando destaque na produção de vídeo interativo na pandemia; contextualiza a importância das relações-públicas escolares e traz relatos de práticas realizadas no ensino remoto. Alguns teóricos básicos deste estudo também são enfatizados: Baggio (2000), Kenski (2007) e (2008), Nóvoa (2022), Moreira (2020), entre outros autores que compõem esse discurso. Dado o momento do distanciamento social devido à pandemia, a metodologia aplicada ao ensino remoto emergencial precisou ser atualizada, e também na relação família-escola, pois foi considerada a busca de alternativas e soluções para encontrar meios que pudessem auxiliar os pais a incentivarem os filhos a participarem das atividades e dos retornos diários. Por isso, fazer parte do programa em um momento atípico proporcionou uma grande experiência no crescimento profissional e construção da identidade como docente. Como resultado, as atividades desenvolvidas no ERE, baseadas em pesquisa, prática e avaliação, resultou em novos métodos, de modo a contribuir com a educação, evidenciando a autonomia profissional no processo de ensino e aprendizagem na construção do ser docente no decorrer da graduação.
Abstract: This study consists of field reports of activities developed within the scope of the Pedagogy Residency Program, aiming at remote teaching and its teaching practices with the use of digital media as a pedagogical resource. The research had as methodology, the qualitative approach. The program development process was carried out at the Irmã Lucília Municipal Child Education Center with the support of the regent teacher in the implementation of activities and the preceptor who supported and encouraged pedagogical research in directing activities and in the practice of new teaching methods. The research in its development aims to study the acceleration of the use of digital media in everyday life and especially in the pandemic period, and with that, the possibility of being as an educational resource, highlighting the production of interactive video in the pandemic; contextualizes the importance of school public relations and reports on practices carried out in remote teaching. Some basic theorists of this study are also emphasized: Baggio (2000), Kenski (2007) and (2008), Nóvoa (2022), Moreira (2020), among other authors that make up this discourse. Given the moment of social distancing due to the pandemic, the methodology applied to emergency remote teaching needed to be updated, and also in the family-school relationship, as the search for alternatives and solutions was considered to find ways that could help parents to encourage their children. to participate in activities and daily returns. Therefore, being part of the program at an atypical time provided a great experience in professional growth and identity construction as a teacher. As a result, the activities developed at the ERE, based on research, practice and evaluation, resulted in new methods, in order to contribute to education, evidencing professional autonomy in the teaching and learning process in the construction of being a teacher during graduation.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4880
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