Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4804
Autor(a): REIS, Luiza Araujo Dos
Orientador: SILVA, Vera Lúcia Aires Gomes Da
Título: Perfil Sócio Econômico Dos Estudantes Concluintes No Centro De Ensino Médio Cem Professor Florêncio Aires Em Porto Nacional - To
Palavras-chave: Estudantes;Escola Pública;Perfil Socioeconômico
Data do documento: 10-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: REIS, Luiza Araujo dos. Perfil Sócio Econômico Dos Estudantes Concluintes No Centro De Ensino Médio Cem Professor Florêncio Aires Em Porto Nacional - TO. 2021. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
Resumo: O bom desempenho acadêmico de um aluno depende do resultado da interação de vários fatores intrínsecos e extrínsecos à pessoa, sendo que o rendimento apresentado pelo estudante durante o processo de aprendizagem escolar depende, de outros fatores, como é o caso das condições sociais, relações pessoais e condições psicológicas. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi descrever o perfil socioeconômico de estudantes concluintes do ensino médio da Escola Cem Professor Florêncio Aires do município de Porto Nacional-TO. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo. Participaram da pesquisa um total de 33 alunos, sendo a mesma realizada entre os dias 18 a 25 de outubro de 2021, através da aplicação de um formulário eletrônico elaborado no Google Forms.Os resultados apontam que 18 alunos são do sexo feminino; (46%) consideram-se de etnia parda, seguido da branca (36%); 34% dos alunos se deslocam para a escola a pé; 33% de carro; 24 % de bicicleta e 9% de moto; 97% dos alunos residem com os pais e 3% com avó(ô). O tipo de residência que mais prevaleceu foi a própria, seguida da alugada e da cedida. Ao final concluiu-se que nenhum dos alunos recebem benefícios de programas sociais do governo federal e afirmaram ter pretensão de cursarem nível superior ao concluírem o ensino médio.
Abstract: The good academic performance of a student depends on the result of the interaction of several factors intrinsic and extrinsic to the person, and the performance presented by the student during the school learning process depends, on other factors, such as social conditions, personal relationships and psychological conditions. Thus, the objective of this work was to describe the socioeconomic profile of high school seniors at Escola Cem Professor Florêncio Aires in Porto Nacional- TO. Field research was used as a methodology. A total of 33 students participated in the survey, which was carried out between October 18th and 25th, 2021, through the application of an electronic form created in Google Forms. The results show that 18 (55%) are female; (46%) consider themselves of mixed ethnicity, followed by white (36%); 34% of students walk to school; 33% by car; 24% by bicycle and 9% by motorcycle; 97% of students live with their parents and 3% with a grandmother(ô). The most prevalent type of residence was own (70%), rented (27%) and loaned (3%). In the end, it was concluded that none of the students receive benefits from the federal government's social programs and stated that they intended to attend higher education after completing high school.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4804
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiza Araújo.pdf908.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.