Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4794
Authors: SANTOS, Elzilene Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor: CAPUCHINHO, Adriana Carvalho
Title: Desenvolvimento das habilidades de escrita e produção artística, oral e reflexiva mediante os gêneros crônica, memória e notícia.
Keywords: Língua Portuguesa;Gêneros;Crônica;Memória;Notícia
Issue Date: 10-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Elzilene Rodrigues dos. Desenvolvimento das habilidades de escrita e produção artística, oral e reflexiva mediante os gêneros crônica, memória e notícia. 2021. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O artigo tem como objetivo descrever as práticas docentes realizadas pela equipe PIBID de Letras Português da Universidade Federal do Tocantins- UFT e demonstrar os desafios contidos na vivência da prática docente em um colégio da rede pública estadual da cidade de Porto Nacional. O relato é baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais na disciplina de língua portuguesa, destacando a importância da diversidade de gêneros textuais no ensino, portanto a escolha do projeto é focada em trabalhar a temática por meio dos gêneros crônica, memória e noticia aplicado em na série do 6° 8° e 9° do ensino fundamental. Foram apresentados os desafios dentro de sala de aula e para o acesso a recursos tecnológicos, que auxiliariam na produção dos materiais. Por fim, fez-se uma reflexão sobre a experiência em sala de aula, e como os desafios proporcionam um crescimento ético e profissional aos licenciandos participantes do PIBID de Língua Portuguesa.
Abstract: The article aims to describe the teaching practices carried out by the PIBID team of Portuguese Literature at the Federal University of Tocantins-UFT and demonstrate the challenges contained in the experience of teaching practice in a public school in the city of Porto Nacional. The report is based on the National Curriculum Parameters in the Portuguese language discipline, highlighting the importance of the diversity of textual genres in teaching; therefore, the choice of the project is focused on working on the theme through the chronicles, memory and news applied in the series. 6th, 8th and 9th of elementary school. Challenges were presented within the classroom and for access to technological resources, which would assist in the production of materials. Finally, there was a reflection on the experience in the classroom, and how the challenges provide an ethical and professional growth to the graduates participating in PIBID of Portuguese Language.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4794
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELZILENE TCC.pdf574.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.