Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4794
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCAPUCHINHO, Adriana Carvalho-
dc.contributor.authorSANTOS, Elzilene Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2023-02-10T12:48:50Z-
dc.date.available2023-02-10T12:48:50Z-
dc.date.issued2023-02-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Elzilene Rodrigues dos. Desenvolvimento das habilidades de escrita e produção artística, oral e reflexiva mediante os gêneros crônica, memória e notícia. 2021. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4794-
dc.description.abstractThe article aims to describe the teaching practices carried out by the PIBID team of Portuguese Literature at the Federal University of Tocantins-UFT and demonstrate the challenges contained in the experience of teaching practice in a public school in the city of Porto Nacional. The report is based on the National Curriculum Parameters in the Portuguese language discipline, highlighting the importance of the diversity of textual genres in teaching; therefore, the choice of the project is focused on working on the theme through the chronicles, memory and news applied in the series. 6th, 8th and 9th of elementary school. Challenges were presented within the classroom and for access to technological resources, which would assist in the production of materials. Finally, there was a reflection on the experience in the classroom, and how the challenges provide an ethical and professional growth to the graduates participating in PIBID of Portuguese Language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectGênerospt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectNotíciapt_BR
dc.titleDesenvolvimento das habilidades de escrita e produção artística, oral e reflexiva mediante os gêneros crônica, memória e notícia.pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo tem como objetivo descrever as práticas docentes realizadas pela equipe PIBID de Letras Português da Universidade Federal do Tocantins- UFT e demonstrar os desafios contidos na vivência da prática docente em um colégio da rede pública estadual da cidade de Porto Nacional. O relato é baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais na disciplina de língua portuguesa, destacando a importância da diversidade de gêneros textuais no ensino, portanto a escolha do projeto é focada em trabalhar a temática por meio dos gêneros crônica, memória e noticia aplicado em na série do 6° 8° e 9° do ensino fundamental. Foram apresentados os desafios dentro de sala de aula e para o acesso a recursos tecnológicos, que auxiliariam na produção dos materiais. Por fim, fez-se uma reflexão sobre a experiência em sala de aula, e como os desafios proporcionam um crescimento ético e profissional aos licenciandos participantes do PIBID de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELZILENE TCC.pdf574.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.