Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4787
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Sinval de-
dc.contributor.authorARAÚJO, Lucas Pereira de-
dc.date.accessioned2023-02-10T11:46:55Z-
dc.date.available2023-02-10T11:46:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationARAÚJO, Lucas Pereira de. Uma abordagem sobre o Número de Euler em livros didáticos de matemática do ensino médio. 2022. 55 f. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4787-
dc.description.abstractThe present work is an investigation of a qualitative approach carried out in high school mathematics textbooks, about the exploration given to the Euler Number in these literatures from the following guiding question: What do high school mathematics textbooks present about the Euler Number? The general objective is to inventory the ways in which the Euler Number is presented in high school textbooks. Supported by the principles of bibliographic research and categorization processes, an inventory was carried out on the Euler Number in four collections of high school mathematics textbooks, with six volumes in each of them and belonging to the National Textbook Program (PNLD). From the results it is highlighted that only three textbooks address the Euler Number, some contextualizing the history and relevant aspects, however this presentation takes place in association with other thematic areas, without specific development of the subject; perspectives are also pointed out regarding the concise relationship that must exist between the textbook and the National Curricular Common Base (BNCC), as a possibility for the development of teaching and learning in basic education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsACESSO LIVREpt_BR
dc.subjectContextualização.pt_BR
dc.subjectCategorizaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectCategorizationpt_BR
dc.subjectNational Textbook Program (PNLD)pt_BR
dc.subjectNational Common Curriculum Base (BNCC)pt_BR
dc.titleUma abordagem sobre o Número de Euler em livros didáticos de matemática do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho constitui-se de uma investigação de abordagem qualitativa realizada nos livros didáticos de matemática do ensino médio, acerca da exploração dada ao Número de Euler nessas literaturas a partir da seguinte pergunta diretriz: O que os livros didáticos de Matemática do ensino médio apresentam a respeito do Número de Euler? O objetivo geral consiste em inventariar as formas com que o Número de Euler é apresentado nos livros didáticos do ensino médio. Amparado por princípios da pesquisa bibliográfica e processos de categorização, realizou-se um inventário sobre o Número de Euler em quatro coleções de livros didáticos de Matemática do ensino médio, com seis volumes em cada uma delas e pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Dos resultados destaca-se que somente três livros didáticos abordam o Número de Euler, alguns contextualizando a história e aspectos relevantes, todavia essa apresentação acontece de forma associada a outras áreas temáticas, sem desenvolvimento específico do assunto; aponta-se também perspectivas quanto ao relacionamento conciso que deve existir entre o livro didático e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como uma possibilidade para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem na educação básica.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS PEREIRA DE ARAÚJO - UFT - MATEMÁTICA.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.