Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4673
Autor(a): Paiva, Raquel Silva
Orientador: Silva Júnior, Carlos Borges da
Título: A base nacional comum curricular do ensino fundamental e o estudo dos gêneros do discurso.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular.;Ensino Fundamental Anos Finais.;Contexto Escolar.;Gêneros do discurso.
Data do documento: 7-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: PAIVA, Raquel Silva. A base nacional comum curricular do ensino fundamental e o estudo dos gêneros do discurso. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras, Universidade Fe-deral do Norte do Tocantins, Araguaína, 2022.
Resumo: Este trabalho discute a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental anos finais com foco no modo como o documento se apropria do conceito os gêneros do discurso, relacionando o documento nacional aos aportes teóricos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2011) e Rodrigues (2011). Os autores discutem os gêneros do discurso enquanto tipos relativamente estáveis de enunciados, constituídos por unidade temática, estilo e forma composicional específicas às instâncias de interação. A pesquisa, afinal, trata-se de um estudo teórico associado à análise documental, conduzido à luz da teoria dialógica dos gêneros do discurso, que tem como objetivo identificar como os gêneros do discurso são propostos para o trabalho na sala de aula, relacionando-se, ainda, à construção de uma perspectiva crítica e participativa das interações na formação dos estudantes. A abordagem considera, também, a questão pedagógica do professor. O texto da BNCC constitui o material empírico desta análise, sendo consultado o volume voltado para os estudos do 6º aos 9º anos do ensino Fundamental, anos finais. Os resultados apontam para o fato de que a BNCC, embora sendo um gênero legal, apoia-se em perspectivas teóricas constituídas no campo dos estudos dialógicos da linguagem para ancorar as bases conceituais sobre gêneros do discurso.
Abstract: This work discusses the National Common Curricular Base (BNCC) of the final years in elementary school, focusing on the way in how the document appropriates the concept of discourse genres, relating the national document to the theoretical contributions of Bakhtin (2011), Marcuschi (2011) and Rodriguez (2011). The authors discuss discourse genres as a relatively stable types of statements, constituted by a thematic unit, style and compositional form specific to instances of interaction. The research is a theoretical study associated with document analysis, conducted in the light of the dialogic theory of discourse genres, which aims to identify how discourse genres are proposed for work in the classroom, relating them to if, still, to the construction of a critical and participative perspective of the interactions in the formation of the students. The approach also considers the pedagogical issue of the teacher. The text of the BNCC constitutes the empirical material of this analysis, being consulted the volume dedicated to the studies of the 6th to 9th grade for the final years of Elementary School. The results appoint to the fact that the BNCC, even though, is a legal genre, it is supported by theoretical perspectives constituted in the field of dialogic language studies to anchor the conceptual bases on discourse genres.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4673
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